USCentroCom a ordem de início para reforma e ampliação dada no último dia 10, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro (Rua Fernando Ferrari, 948) estará fechada a partir desta quinta-feira (20). Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará os serviços realizados no posto de saúde para novos locais (veja abaixo).

 

Com um investimento de R$ 288,8 mil, a obra na UBS Centro inclui a abertura de novas salas; melhoria da estrutura e da cobertura do prédio; substituição das instalações elétricas, hidráulicas, de telefonia e Internet; instalação de piso podotátil (para deficientes visuais); pintura e melhorias da acessibilidade. Depois de reformada, a UBS ficará com seis consultórios gerais, um consultório odontológico, duas salas de curativos e procedimentos, salas de imunização, inalação coletiva, esterilização e sanitários.

 

A reforma da UBS Centro é mais uma medida de melhoria na rede de atendimento básico do Município. No dia 22 de julho, iniciaram-se os trabalhos que vão triplicar a área da UBS Ezequiel, de 87,88 m² para 278,17 m². O posto de saúde passará a ter quatro consultórios, salas de medicação, de agentes comunitários de saúde, vacina, esterilização, curativos e procedimentos e sanitários, garantindo a acessibilidade ao local.

 

No primeiro semestre de 2015, foram retomadas as obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), na esquina das ruas Percival Lisboa e Novo Hamburgo. Além disso, em julho a Prefeitura entregou a reforma de um prédio cedido para a Prefeitura com a finalidade de ampliação da UBS Novo Esteio.

 

Reforma da UBS Centro
Novos locais de atendimento durante as obras

Consultas clínicas, pediátricas e ginecológicas; procedimentos de enfermagem; realização de grupos
A partir de segunda-feira (24), no 1º andar da SMS (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102)

Cardiologista
A partir de 26 de agosto, no 1º andar da SMS (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102)

Traumatologista
Na quinta-feira (20), atende na UBS Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405); a partir de sexta-feira (21), o atendimento será na UBS Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)

Neurologista
A partir de segunda-feira (24), na UBS Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405)

Nutricionista
A partir de quinta-feira (20), no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (Caism - Rua Machado Lopes, 58)

Fonoaudióloga
Atendimentos agendados com Aline Prikladnicki – a partir de sexta-feira (21) no 1º andar da sms (rua eng. Hener de Souza Nunes, 102)
Atendimentos agendados com Silvana Marques – a partir de segunda-feira (24) na UBS Tamandaré (Rua Melvin Jones, 230)
Atendimentos agendados com Marilen Rocha – a partir de terça-feira (25) na UBS Tamandaré (Rua Melvin Jones, 230)

Texto: Pedro de Brito