FormacoesOnLineSME 2020

Como alternativa para capacitar professores e demais servidores da Rede Municipal de Educação durante a pandemia de COVID-19 (novo coronavírus), a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando uma série de atividades a distância.

Nesta terça-feira (14), será dada sequência ao Percurso Formativo em Educação das Relações Étnico-Raciais “Diversidade e Identidade: Os desafios da educação”. O tema do segundo encontro será “Branquitude ou negritude? Porque ainda falamos de Racismo? Vamos conversar?”. A formação será conduzida pelo presidente licenciado do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene-RS) Celso Procópio.

O Percurso ocorre todas as terças-feiras de julho, das 14h às 16h, através de videoconferência pelo aplicativo Google Meet, com especialistas que tratarão de temas específicos relacionados à valorização e ao respeito às culturas africanas, afrodescendentes e indígenas. Não é necessário realizar inscrição prévia. Basta acessar o link enviado para todos os servidores da SME no dia e horário da capacitação.

Na quinta-feira (16), às 16h, também pelo Google Meet, o tema da formação será “Pensamento Computacional”, a cargo da professora Marjorie Nunes, doutoranda em Educação e Ciências pela UFRGS. Os professores receberam o link e instruções para participar. Os 250 primeiros a entrarem na sala online receberão certificados de duas horas.

Além destas duas atividades, a SME tem uma série de outras capacitações, todas voltadas para públicos específicos que já receberam convites (veja abaixo).


Percurso Formativo em Educação das Relações Étnico-Raciais
Quando: Todas as terças-feiras de julho, das 14h às 16h
Onde: Online - Google Meet
Público alvo: Servidores da SME
Inscrições: Não é necessário. Basta acessar o link enviado por memorando para os servidores
Segundo tema (dia 14): Branquitude ou negritude? Porque ainda falamos de Racismo? Vamos conversar?
Palestrante: Celso Procópio - Acadêmico de Gestão Pública, funcionário publico do Grupo Hospitalar Conceição; ex-presidente da Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial- Ceppir-GHC, ex-presidente da Comissão de Heteroidentificação; membro do Grupo Trabalho da PGE sobre Raça e Gênero no Mercado de Trabalho; membro da Comissão Especial da verdade sobre a Escravidão Negra – OAB/RS; presidente licenciado do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene-RS).


Pensamento Computacional

Quando: Quinta-feira (16), das 14h às 16h
Onde: Online – Google Meet
Público alvo: Servidores da SME
Inscrições: Não é necessário. Basta acessar o link enviado por memorando para os servidores
Palestrante: Marjorie Nunes, doutoranda em Educação e Ciências pela UFRGS; mestre em Reabilitação e Inclusão pela IPA; designer institucional pela Unifei; e pedagoga pela Ulbra


Demais capacitações da semana
Segunda-feira (13)
Flexibilização do currículo - Geografia
Horário: Das 9h às 11h

Introdução do currículo de Libras – Turma 1
Horário: Das 18h30min às 19h30min

Introdução do currículo de Libras – Turma 2
Horário: Das 20h às 21h


Terça-feira (14)
Flexibilização do currículo – 2º ano
Horário: Das 9h às 11h


Quarta-feira (15)

Uso do Google Meet para o grupo docente da EMEB Camilo Alves
Horário:
Das 9h às 11h


Quinta-feira (16) 

Flexibilização do currículo – Ciências
Horário: Das 9h às 11h


Sexta-feira (17)
Protagonismo Juvenil para orientadores e vice-diretores (Parceira pela valorização da educação (PVE)
Horário:
Das 9h às 11h