20200528 CristianeFranco FiscalizacaoNoturnaProcon abre
Fotos: Cristiane Franco
Agentes da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e do Procon Municipal fizeram uma fiscalização noturna nesta quinta-feira (28) em bares, restaurantes e lanchonetes de Esteio. O objetivo era passar informações a proprietários e funcionários dos estabelecimentos sobre medidas de prevenção e combate ao coronavírus (COVID-19) no Município, previstas no decreto municipal de distanciamento controlado.

 

Foram visitados 30 locais durante a ação. Além das orientações, as equipes entregaram cartazes, que deverão ser fixados em um local visível, com informações sobre os cuidados necessários contra o coronavírus, como uso obrigatório de máscara e higienização das mãos, e sobre os limites de ocupação e de operação, que devem preenchidos pelos próprios estabelecimentos.

 

Desde meados de maio, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços estão condicionados à bandeira vigente a cada semana na cidade, que é apurada sempre aos sábados pelo Governo do Estado, com vigência a partir a segunda-feira subsequente. Esta definição leva em conta a capacidade de atendimento do sistema de saúde da região e a velocidade de propagação do novo coronavírus (COVID-19).

 

Para facilitar a vida dos empreendedores e tornar mais efetivo o cumprimento das medidas previstas no modelo, a Prefeitura elaborou uma cartilha com orientações sobre o funcionamento das atividades na cidade, já considerando os protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos. Além disso, a Administração Municipal também disponibilizou uma planilha para o cálculo do teto de operação e de ocupação. O empreendedor informa sua atividade econômica e os dados solicitados da sua empresa e o resultado aponta o número máximo de trabalhadores, clientes e pessoas para as atividades em geral permitido.

 

A cada sábado, tanto a cartilha quanto a planilha são atualizadas com as orientações para a semana seguinte. As informações e os documentos podem ser acessados clicando no banner do distanciamento controlado disponível na parte superior do site da Prefeitura Municipal.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1