ProsseguirA Prefeitura de Esteio e o Sebrae lançaram, nesta quinta-feira (28), o Prosseguir - Programa de Recuperação Empresarial. A iniciativa tem o apoio da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) e da Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) e é destinado a microempreendedores individuais (MEI) e proprietários de micro e pequenas empresas. O objetivo do Prosseguir é auxiliar na recuperação, adaptação e transformação das empresas neste momento de crise em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), por meio de assessoria técnica especializada, de modo a favorecer o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

 

“Nós queremos ajudar o empresário a enfrentar esta fase difícil causada pela pandemia de forma a poder manter o seu negócio e, mais adiante, retomar o crescimento de sua atividade”, comentou o prefeito Leonardo Pascoal durante o lançamento do projeto, feito em uma transmissão pelo Facebook. “Uma empresa que fica pelo caminho representa problemas para a família dos gestores e das pessoas que perderam o emprego, o que também é ruim para o Município, que reduz em desenvolvimento”, completou. A secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara, o gerente do Sebrae-RS na região Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, e os presidentes da Acise, Paulo Matielo, e da CDL Esteio, Renato Schmidt, também participaram da transmissão.

 

O Sebrae vai disponibilizar analistas e consultores para oportunizar aos empresários diagnóstico da situação da empresa, assessoria, consultoria, modelagem de um plano de ação para enfrentar a crise e orientações sobre meios de crédito disponíveis no mercado. A proposta do Prosseguir é que o empresário trilhe um caminho que se inicia com a análise do perfil competitivo e assessoria em gestão e crédito, e segue com o acompanhamento do Sebrae e o acesso a uma plataforma de conhecimento com informações e banco de dados de boas práticas. Este percurso, dependendo da disponibilidade de tempo do empreendedor, pode ser percorrido em uma semana.

 

“Este projeto é muito importante para ajudar o empresário a sobreviver neste cenário hostil. A Prefeitura sempre teve muito compromisso com os empreendedores e com a criação de um ambiente propício para os negócios e, por isso, o Sebrae está fazendo este investimento, pois sabe que haverá retorno”, salientou Copetti.

 

O pacote de consultorias online do Prosseguir é dividido em duas opções. O “Essencial” é composto por conteúdos sobre gerenciamento de crise (12 horas de atividades) e gestão de caixa (12 horas) ou modelagem de negócios (8 horas), além de mentorias coletivas exclusivas com temas como gestão de crise, geração de caixa, alternativas de crédito, modelo de negócio, presença digital e resiliência. O “Complementar” abrange consultoria em design para presença digital (10 horas) e coaching executivo online (12 horas). Caso o empreendedor deseje aprofundar o trabalho de acompanhamento do seu negócio para além do que está previsto no programa, o Sebrae disponibilizará este serviço com 90% de subsídio.

 

A assessoria em crédito, com duração de uma hora, presta esclarecimentos quanto a dúvidas sobre produtos e serviços financeiros. A proposta é apresentar ao empreendedor as principais linhas disponíveis no mercado, como BNDES Pequenas Empresas, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), microcrédito, ações emergenciais do COVID-19, entre outras, além de promover a aproximação e articulação junto às instituições financeiras.

 

A inscrição no Prosseguir pode ser feita, sem custo, pelo envio de mensagem de Whatsapp para o número (51) 3588-9300 ou em contato com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), das 12h30min às 18h, ou pelo telefone 3433-8143.

 

Clique aqui para acessar o vídeo do lançamento do Prosseguir
(Facebook – a partir de 4min30seg)

Clique aqui para acessar a apresentação do Prosseguir

 

gallery1