20200527 EduardoBarattoLeonardi OrientacoesCampanhaAgasalho abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) demandou da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) o planejamento de alterações no funcionamento da Campanha do Agasalho para este ano. As mudanças foram apresentadas, nesta quarta-feira (27), a um grupo do projeto Conta Comigo, iniciativa de incentivo ao voluntariado da Prefeitura, que vai trabalhar na ação. Cerca de 10 pessoas participaram da reunião, realizada no auditório da SMCTE, tomando os cuidados necessários, como uso de máscara e distanciamento.

 

Um dos cuidados será a redução de pessoas envolvidas nos procedimentos da Campanha, desde a etapa de recebimento das doações até a entrega das peças para quem precisa, na Loja Social. O formato, realizado pela Prefeitura desde 2017, leva as roupas que serão doadas até os bairros e as pessoas podem escolher aquelas peças que necessitam. “Este é um processo que, naturalmente, leva a aglomerações, o que nos exigiu pensar um novo formato. Seria mais fácil dizer que não faríamos a Loja Social Móvel este ano, mas queremos manter este conceito, de dar a oportunidade para a pessoa escolher as peças que necessita. Por isso, fizemos a adequação aos requisitos de prevenção e combate ao coronavírus”, explicou a titular da SMCTE, Tatiana Tanara, acompanhada pela coordenadora do Conta Comigo, Neidi Ittner, e integrantes da equipe da secretaria.

 

Uma novidade deste ano é que, assim que a campanha tiver início, duas versões da Loja Social estarão disponíveis: a fixa, localizada na Casa da Solidariedade, e uma móvel, a qual percorrerá todos os bairros de Esteio. As datas e horários estão em definição e serão divulgadas após o lançamento oficial da campanha, que será feita pelo prefeito Leonardo Pascoal, nos próximos dias, em uma transmissão pela Internet.

 

A Loja Social Fixa está em funcionamento desde a inauguração da Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58) no final de 2019. Assim, este será o primeiro ano que a Campanha do Agasalho vai oferecer este espaço para retirada de roupas, calçados e acessórios. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira (atualmente, o atendimento é feito às quartas-feiras, das 14h às 16h30min, e às quintas-feiras, das 9h às 11h30min).

 

A Loja Social Móvel, que antes permanecia nos bairros por um dia, agora vai ficar ao longo de uma semana em cada região, para dar mais tempo para a comunidade retirar as peças. Os estoques serão reabastecidos diariamente.

 

Medidas de prevenção à COVID-19 válidas para o comércio tradicional também serão observadas. Para as edições da ação neste ano, a SMCTE está selecionando locais com áreas mais amplas, que permitam manter o distanciamento mínimo entre pessoas. O acesso ao espaço onde estarão as roupas será limitado a uma pessoa por vez (haverá distribuição de senhas na fila, caso necessário) e o uso de máscara será obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool gel. Os voluntários do Conta Comigo e a equipe da SMCTE estarão identificados com crachás e vestirão luvas e máscaras.

 

Outra mudança prevista neste ano é que, para evitar que integrantes do grupo de risco saiam de casa, uma pessoa poderá retirar roupas para a família. O limite será de 10 peças por indivíduo (alguém que resida com um idoso, poderá retirar 20 artigos, 10 para si e 10 para o idoso, por exemplo).

 

Quem tiver roupas e calçados para doar já pode fazer a entrega na sede da Secretaria de Cidadania, que fica no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. Em função da segurança, e para evitar o risco de contágio, é muito importante que as peças estejam bem embaladas em sacolas fechadas. Elas serão colocadas em “quarentena” no trailer da Loja Social Móvel, permanecendo ali por alguns dias antes de serem enviadas para a Casa da Solidariedade, onde será feita a sanitização, triagem, separação e encaminhamento à distribuição. “Nossa maior preocupação na Campanha do Agasalho este ano é manter a segurança para quem vai trabalhar na ação e para quem vai receber os artigos”, afirmou Tatiana.

 

Campanha do Agasalho 2020

Local para coleta de doações

Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE)
Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h
Importante: entregar as doações bem embaladas em sacolas fechadas

 

gallery1 gallery1 gallery1