20200512 DjalmaCorreaPacheco PrefeitoVisitaAlojamentoParqueAssisBrasil abre
Fotos: Djalma Correa Pacheco
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), visitou na última terça-feira (12) o centro de isolamento para acolher idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e em situação de vulnerabilidade social do município com suspeita de COVID-19. O alojamento dentro do Parque de Exposições Assis Brasil foi adaptado e está pronto para atender inicialmente 15 idosos ao mesmo tempo. A capacidade poderá aumentar para até cem pessoas, conforme a necessidade.

A cedência do espaço do Estado ao município foi alinhada entre o prefeito de Esteio e o governador Eduardo Leite, sem ônus. A prefeitura fará a gestão do espaço, incluindo triagem, cuidados médicos e assistenciais. Uma instituição especializada no cuidado de idosos foi contratada para os serviços de higiene, alimentação e supervisão. Os quartos são individuais e com espaço para realização de refeições. O custo mensal é estimado em R$ 50 mil.

O fluxo de atendimento é via unidade de saúde, ou a partir de ligação telefônica para o tele coronavírus de Esteio. O idoso é encaminhado ao centro de isolamento pela equipe da prefeitura. O espaço é destinado a idosos de ILPIs e de famílias vulneráveis que apresentarem quadro de síndrome gripal, e também àqueles que apesar de não terem sintomas vivem em local onde algum familiar teve quadro suspeito.

Se o resultado do exame for positivo, o idoso ficará no centro de isolamento até o fim da quarentena. “É fundamental olhar para essa população em especial porque faz parte do grupo de risco e vive em locais onde é praticamente impossível isolar casos suspeitos e confirmados. Queremos cuidar dos idosos e evitar uma contaminação desenfreada”, conclui Pascoal.


Dúvidas e comunicação de suspeitas
Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)
E-mail: esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Site especial da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/coronavirus
Mapa de casos em tempo real no Rio Grande do Sul: ti.saude.rs.gov.br/covid19/
Números de casos em Esteio e ocupação do Hospital São Camilo: acompanhe os dados pelo perfil da Prefeitura no Twitter (twitter.com/prefaesteio)
Aplicativo Coronavírus - SUS (Ministério da Saúde): disponível nas lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android)


Sintomas
Febre (acima de 37,8 ºC), acompanhada por tosse ou dor de garganta
Dificuldade para respirar
Dores no corpo

- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 - informações sobre o coronavírus)

- Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem

- As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo

Prevenção

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização

- Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo

- Evitar aglomerações

- Se puder, fique em casa. Saia somente para compra de medicamentos ou alimentos

- Se precisar sair de casa, use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório por toda a população para circular na cidade.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1