20200130 LauraHahnerNienow AcaoIntegradaSMMASMSMUEstradaNazario abre
Foto: Laura Hahner Nienow
Em uma ação que envolveu órgãos de segurança e de fiscalização ambiental de Esteio e Cachoeirinha, foi analisada, na manhã desta quinta-feira (30), uma denúncia de formação de um aterro irregular às margens do Arroio Sapucaia, próximo ao limite dos dois municípios. O volume de materiais descartados ilegalmente no local poderia causar o estrangulamento do curso d'água e, por consequência, o extravasamento em caso de chuvas mais intensas.

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) de Esteio, Ronie Coimbra, acompanhou a vistoria, junto a integrantes da da Defesa Civil Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A partir da inspeção, foi constatado que a área pertence ao território de Cachoeirinha, que ficará responsável por realizar a limpeza do local e dar suporte às famílias que moram na região. A bacia do Arroio Sapucaia abrange uma área de 121 km², englobando os municípios de Esteio, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Canoas e Cachoeirinha.

No ano de 2019, a SMMA realizou 974 ações de fiscalização ambiental. Destas, 108 foram por descarte irregular de lixo. Em Esteio, as denúncias de crimes contra o meio ambiente podem ser feitas à Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa), pelo telefone 34338180, pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelo telefone da Guarda Municipal (153), pelo e-mail smov@esteio.rs.gov.br ou, ainda, pelo aplicativo Fiscale.vc disponível para baixar tanto na App Store, para dispositivos da Apple, quanto na Google Play, no caso de aparelhos com sistema Android.

 

gallery1 gallery1 gallery1