20200107 Divulgacao AdocaoFuriaCanilMunicipal abre
Fotos: Divulgação
Os pedidos de ano novo de dois cãezinhos do Canil Municipal de Esteio (Av. Luiz Pasteur, 7275) foram atendidos e, na primeira semana de 2020, eles ganharam uma família. Anderson Machado, 44 anos, perdeu seu cachorro na virada do ano. "Ele se assustou com os fogos de artifítico e fugiu de casa", conta. Por meio de um amigo, Anderson, que é morador de Sapucaia do Sul, ficou sabendo do Canil de Esteio e foi até lá na tentativa de encontrar seu melhor amigo. Ele não encontrou, mas conheceu Fúria, um cão já adulto (assim como muitos do Canil que esperam pela adoção), e resolveu levá-lo.

Quem também tem uma nova casa para chamar de sua é a Lucy. A filhote de quatro meses foi adotada por Roselaine Bragamonte Luz. A coordenadora do Canil, Luciane Barreta, conta que Roselaine, também moradora de Sapucaia do Sul, foi até o Canil em busca de um novo animalzinho de estimação, visto que, infelizmente, havia perdido sua antiga cachorrinha em um acidente de trânsito.

Um termo de adoção responsável foi assinado pelos adotantes. Fúria e Lucy foram adotados já vermifugados e com os devidos cuidados veterinários. Em seis meses, eles poderão ser castrados através do programa gratuito de castração da Prefeitura Municipal, uma vez que foi adotado no Canil (veja abaixo como solicitar a castração de outros animais - para pessoas de baixa renda).

Adote um melhor amigo

Quem estiver pensando em ter um bichinho de estimação deve, antes de tudo, pensar em uma série de questões relacionadas à adoção responsável. Interessados, que tiverem condições financeiras e de acomodação, além de muito amor para dar, podem acessar o site do Catioro Go! A página, lançada pela Administração Municipal em 2016, apresenta a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. O candidato a adotante terá sete dias para buscar o cãozinho no canil. Caso passe o prazo, o cão voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social poderá também “capturar o catiorineo”. Para isso, basta ligar para o telefone (51) 3433-8180 e falar com a coordenadora Luciane Baretta. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animalzinho. O Canil Municipal de Esteio, mantido e operado pela Prefeitura, fica na Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

Sobre o serviço de castração

O serviço de castração oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) atende animais de rua e animais comunitários. Animais domésticos com dono também podem receber a castração sem custo, desde que o dono do bichinho esteja inscrito em algum programa do Governo Federal.

O pedido pode ser feito, também, via Ouvidoria ou aplicativo Fiscale, fornecendo dados como número do NIS ou nome completo, data de nascimento e CPF. Essas informações serão utilizadas para realizar a consulta no Cadastro Único.

As demandas são filtradas e verificadas pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação. Os animais são recolhidos pela equipe da SMMA e levados até a instituição em Cachoeirinha, onde o procedimento é realizado. Depois, os bichinhos são devolvidos a seus donos.


Campanha alerta para crime de abandono de animais

Para tentar conscientizar a população de que, além de cruel, o ato de abandonar animais é crime, a SMMA, em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, afixou cartazes em paradas de ônibus de Esteio. Na imagem, a frase “Abandono de animais é crime” vem acompanhada da informação de que conforme a Lei Federal 9.605/98, o ato prevê multas e pena de prisão de três meses a 1 ano. Para que os criminosos possam ser identificados, a orientação é que, ao flagrar uma cena de abandono, a pessoa fotografe ou grave e registre ocorrência na Polícia Civil, Brigada Militar ou Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, ou pessoalmente, na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

 

gallery1 gallery1 gallery1