20190502 LucianaAbdur AniversarioCEA 001
Foto: Luciana Abdur
As 191 atividades promovidas pelo Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) em 2019 tiveram a participação de 4.617 pessoas. Com isso, desde 2017, a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já soma 404 ações e 11.550 pessoas alcançadas em palestras e oficinas realizadas em escolas e outros espaços de Esteio. Mensalmente, por exemplo, a Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea) promove reuniões com o objetivo de integrar e articular os projetos e as ações voltados à conservação, preservação e sustentabilidade ambiental desenvolvidos em Esteio, debatendo temas como saneamento, água, reciclagem, cuidados com a fauna e a flora, entre outros.

 

Por suas ações, o PPEA foi reconhecido no ano passado com certificado no Prêmio Gestor Público 2019, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec). A iniciativa busca valorizar ações desenvolvidas pela administração pública municipal do Rio Grande do Sul que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam.

 

O Centro de Educação Ambiental (CEA), junto à sede da SMMA, no Parque Galvany Guedes, é outro espaço importante para a conscientização sobre temas relacionados ao meio ambiente. Desde sua criação, em abril de 2018, o local já recebeu 1.552 visitantes de Esteio e da região. As visitas de alunos podem ser feitas por agendamento pelo telefone da Secretaria (3433-8180).