20180829 JeanMonteiro BookTruckCMEBFloresCunha abre
Fotos: Jean Monteiro
Seguindo o roteiro de atividades, o furgão literário chamado de Book Truck, com mais de 800 obras literárias nacionais e internacionais, estacionou Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha, no Bairro Vila Olímpica, nesta quarta-feira (29). A atividade é realizada pela VR Projetos, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e de Educação (SME) e passará por mais quatro locais de Esteio. O roteiro começou nesta terça-feira (28) no CMEB Maria Lygia.

Em um primeiro momento, os bibliotecários da VR realizaram, na biblioteca da escola, a contação de duas histórias para as crianças, acompanhados, mais uma vez, do fantoche de um burro, chamado Joca. Além do livro “Todos Zoam Todos”, do autor Diego Sánchez Rodríguez, que trata sobre o bullying, também foi contada a versão de Cláudio Fragata, do conto “Paca, Tatu, Cotia Não”. O livro fala do preconceito e da discriminação sofrida pela Cutia que, mesmo assim, não se intimidou e buscou enfrentar estes problemas e conseguiu ser aceita no mundo animal.

Depois de aprender que o preconceito e o bullying não são algo legais, as crianças puderam conhecer o furgão que dá nome ao projeto. A van, que conta com um espaço de 72m², foi visitada pelos alunos do primeiro ano da professora Elisame Rieth. A educadora diz ficar contente com este tipo de ação, pois quebra com a rotina da sala de aula. “Achei a ideia da Book Truck muito interessante. É uma forma de incentivar os pequenos a criarem o hábito de leitura. Isso é fundamental para o futuro deles”, disse a educadora.

Para os alunos, a van também é uma ótima oportunidade. O pequeno Gabriel Bastos, seis anos, aprendeu a ler este ano, mas já sabe da importância que o ato tem. “Ler é muto legal. Quando você sabe ler, acaba entendendo a história e sabe o que vai acontecer”, falou o aluno. Gabriel disse ser muito fã da história do menino Pinóquio. “É meu livro favorito. Gosto quando ele tem que dizer a verdade para o nariz dele não crescer”, contou.

No interior do furgão, que tem acessibilidade para pessoas com deficiência, há uma sala de leitura, computador com acesso gratuito à Internet e audiolivros. Na área externa, há um espaço de convivência aos visitantes, onde também ocorrerão atividades culturais.


Book Truck Cultural

Atividades: Leitura no local, teatro de bonecos, audiolivros, contação de histórias, doação de livros da Biblioteca Municipal Rui Barbosa e computador com acesso à internet

Quinta-feira (30)
Local: CMEB Santo Inácio (Rua Padre Urbano Thiesen, 303 - Parque Santo Inácio)
Horário: das 9h às 16h30min

Sexta-feira (31)
Local: CMEB Alberto Pasqualini (Rua Arthur da Costa e Silva, 55 - São José)
Horário: Das 9h às 12h

Local: CMEB Vila Olímpica (Rua Hugo Guilherme Klein, 198 - Vila Olímpica)
Horário: Das 13h30min às 16h30min

Sábado (1°)
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Horário: Das 9h às 16h30min

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1