20160711 JeanPeixoto BlitzEducativaAgentesMirins abre
Fotos: Jean Peixoto

Com o objetivo de promover a conscientização dos motoristas de Esteio, os agentes mirins da cidadania que ingressaram no projeto em maio deste ano realizaram, na tarde desta segunda-feira (11), sua primeira blitz. O grupo de 10 alunos realizou a abordagem de motoristas que passaram pela Rua Coberta (Rua Garibaldi), distribuindo panfletos com informações sobre segurança no trânsito.

Uma das fundadoras do projeto Agente Mirim da Cidadania de Esteio, Adriana da Silva Duarte, 46 anos, salientou a importância deste tipo de ação na comunidade. “O mais importante é trabalharmos a cidadania e a ética dos alunos. Melhorando as pessoas, nós melhoramos o trânsito”, concluiu. Para a agente de trânsito e professora do projeto Renilda Machado Dutra, 43 anos, a iniciativa possibilita a formação de cidadãos mais conscientes, que serão os responsáveis pelo trânsito no futuro.

Para Amanda Oliveira Rodrigues, 12 anos, aluna da Escola de Ensino Médio Gustavo Nordlund, o projeto veio para reafirmar o seu aprendizado sobre o tema. “Entrei nos agentes mirins para aprender mais sobre a importância da responsabilidade no trânsito e para poder repassar aos meus pais”, disse. Rebeca Vilela dos Santos, 10 anos, também estudante do Gustavo Nordlund, disse que os principais conhecimentos adquiridos referem-se ao uso do cinto de segurança e ao consumo de bebidas alcoólicas antes de se dirigir. “Usando o cinto de segurança, as pessoas podem evitar diversos tipos de acidentes. Aqui na blitz, por exemplo, já vimos um caso de uma pessoa que estava sem o cinto”, relatou a jovem.

O projeto Agentes Mirins da Cidadania abrange temas tradicionais escolares e preocupações atuais com o meio ambiente, saúde, trânsito, cidadania e ética. Participam das atividades estudantes entre 10 e 12 anos, que estejam cursando entre o quinto e o sexto ano do Ensino Fundamental. A ação busca desenvolver nos alunos novos conhecimentos, autoestima e respeito. É promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e tem o envolvimento das secretarias municipais de Educação e Esporte, Meio Ambiente e Saúde.

Texto: Jean Peixoto

gallery1 gallery1 gallery1