20160516 AndreCardosoeMatheusAlves DiaMunicipalLGBTFobia abre
Fotos: André Cardoso e Matheus Alves
A tarde desta segunda-feira (16) foi de reflexão e debates sobre a questão do preconceito e discriminação de gêneros durante o Dia Municipal Contra a LGBTFobia, realizado na Casa dos Conselhos pela Diretoria de Direitos Humano da Prefeitura de Esteio. A atividade fez referência ao Dia Mundial Contra a Homofobia (17 de maio), instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1990.

Representando o prefeito Gilmar Rinaldi, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, falou sobre o preconceito sofrido por pessoas LGBTs. “Nas redes sociais, há uma onda de preconceito muito grande. Temos que lutar por respeito, temos que lutar por espaço”, declarou Joceane. 

O coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, lembrou, na abertura do evento, que a data não é de festas. “Este não é um dia de comemoração. Temos muito que caminhar, muito que discutir, antes de termos um dia de comemoração. Este é um dia de luta contra o preconceito”, afirmou.

Entre os palestrantes da tarde, o pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais (Gesec-UFRGS) Gustavo Passos falou sobre constatações e expectativas sociais relacionadas ao órgão genital do bebê ao nascer. “Se uma criança nasce com um pênis, se tem a expectativa que ele se identificará com o gênero masculino e será heterossexual”, comentou. “Quando o jovem não se identifica com o gênero que foi designado a ele ao nascer, há um rompimento dessa expectativa, daí o preconceito aparece”, analisou. Gustavo ainda explicou a diferença entre sexo biológico, identidade de gênero e sexualidade.

A programação contou, também, com a palestra da mestre em Educação na linha de Educação, Relações de Gênero e Sexualidade do Programa de Pós Graduação (UFRGS – 2013) Marina Reidel, e intervenções da ONG Amigos da Diversidade e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade LGBT de Esteio. No final, um momento de descontração com diferentes shows.

Texto: Djalma Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1