20150914 DjalmaCorreaPacheco FormaturaAgentesMirins 010
Foto: Djalma Corrêa Pacheco
O primeiro dos 10 encontros de formação do projeto Agente Mirim da Cidadania de Esteio será promovido na segunda-feira (9), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535). Até 11 de julho, o grupo acompanhará aulas, sempre às segundas-feiras, sobre temas relacionados a cidadania, ética, civismo, trânsito e meio ambiente. A carga horária total da capacitação é de 25 horas.

 

Os futuros agentes mirins da cidadania, neste ano, são alunos do 5º e 6º anos de instituições de ensino públicas estaduais e particulares. As inscrições foram realizadas nos próprios colégios durante o mês de abril. Está prevista a participação de estudantes das escolas estaduais Santo Antônio Maria Claret, Maria Sirley Vargas Ferraz, Jardim Planalto, Tomé de Souza, Caetano Gonçalves da Silva, Ezequiel Nunes Filho, Padre Réus e das escolas particulares Gustavo Nordlund, Santos Dumont e Coração de Maria.

 

Na edição anterior do projeto, em 2015, a atividade foi voltada para alunos das escolas públicas municipais. Concluíram a formação 38 jovens. Em 2016, eles estão colocando em prática o que aprenderam no curso, trabalhando em diferentes campanhas e projetos sociais realizados no Município, junto à Educação para o Trânsito, Educação Ambiental e Vigilância Sanitária. Quando completam um ano no programa, os agentes mirins passam a atuar como multiplicadores, desenvolvendo projetos de educação para o trânsito durante mais um ano nas escolas onde estudam.

 

O projeto Agentes Mirins da Cidadania abrange temas tradicionais escolares e preocupações atuais com o meio ambiente, saúde, trânsito, cidadania e ética. Busca desenvolver nos alunos novos conhecimentos, autoestima e respeito. É promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e tem o envolvimento das secretarias municipais de Educação e Esporte, Meio Ambiente e Saúde.

 

Agentes Mirins da Cidadania

Abertura da formação
Quando: segunda-feira (9)
Horário: 14h
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Próximos encontros: 16, 23 e 30 de maio; 6, 13, 20 e 27 de junho; 4 e 11 de julho (as datas podem sofrer alterações)
Previsão de formatura: 8 de agosto

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi