20151204 AndreCardoso FormaturaProerd abre
Fotos: André Cardoso
O prefeito Gilmar Rinaldi participou na tarde desta sexta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Esteio, da formatura de cerca de 400 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O curso é promovido pelo 34º Batalhão da Brigada Militar, em parceria com a Prefeitura de Esteio, e reúne estudantes de escolas municipais e estaduais. Os formandos realizaram o juramento de conclusão do curso para não esquecer os ensinamentos recebidos no programa, prometendo dizer sempre não às drogas, e receberam os certificados.

Em sua fala, o prefeito destacou o projeto. “Nós nos orgulhamos da educação na cidade de Esteio e agradecemos ao Proerd por fazer parte disto”, disse.

Na solenidade, dois jovens foram premiados no concurso de melhor redação do Proerd. O segundo lugar foi o aluno do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Érico Veríssimo Kauã Pires, que foi premiado com uma mochila escolar. Já a vencedora foi a estudante do CMEB Oswaldo Aranha Isabelle Ponso, premiada com uma bicicleta.

O Proerd, desenvolvido pela Brigada Militar na comunidade escolar gaúcha, visa prevenir o uso e abuso indevido de drogas entre as crianças e adolescentes, através de um curso desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e comunidade escolar. O programa surgiu nos Estados Unidos, em 1983, na cidade de Los Angeles, e foi se expandido rapidamente. Hoje, está sendo desenvolvido em mais de 65 países, já tendo atendido a mais de 35 milhões de crianças.

No Brasil, o Programa chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Depois, foi implantado em São Paulo, em 1993. No Rio Grande do Sul, o programa teve início em 1998, com a formação da primeira turma de crianças na Escola Piratini, em Porto Alegre. 

O programa é desenvolvido em 10 encontros que ocorrem uma vez por semana, no ambiente escolar, onde os conteúdos desenvolvidos são debatidos entre o instrutor e os alunos, que exercitam o aprendizado em atividades realizados na Cartilha do Estudante, fornecida gratuitamente.

 

Texto: André Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1