20151119 AndreCardoso EncontroGrioCMEBPauloFreire abre
Fotos: André Cardoso
O Encontro Griô levou, na tarde desta terça-feira (16), temas sobre a cultura dos povos africanos para os alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Paulo Freire. A atividade faz parte da Semana da Consciência Negra, realizada pela Coordenadoria de Direitos Humanos de Esteio e pelo Conselho Étnico Racial, com o objetivo de fomentar discussões sobre o papel do negro na sociedade brasileira e sobre a importância da promoção de debates a respeito das discriminações e lutas sociais.

A palestra foi ministrada pelo diretor cultural do Centro Cultural Tambores de Angola, Mestre Chico, de 62 anos. A Semana da Consciência Negra terá seu encerramento nesta sexta-feira, a partir das 19h, com o Eco da Liberdade, em frente ao Ilé Axé de Oxalá e Oxum (Avenida Presidente Vargas, 1443). Estão previstas roda de samba, contação de história, roda de Capoeira, Hip Hop e homenagens.

Dia da Consciência Negra
A data é celebrada no Brasil no dia 20 de novembro e foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia, em 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Encerramento da Semana da Consciência Negra
Quando: Sexta-feira (20)
Eco da Liberdade
Roda de samba, contação de história, roda de Capoeira, Hip Hop e homenagens
Local: Em frente ao Ilé Axé de Oxalá e Oxum (Avenida Presidente Vargas, 1443)
Horário: 19h

 

Texto: André Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1