20151026 MatheusAlves PalestraPatrimonioGuardaMunicipal abre
Fotos: Matheus Alves
As secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e dev Arte e Cultura realizaram nesta segunda-feira (26) um seminário sobre Preservação do Patrimônio Histórico Cultural para os agentes da Guarda Municipal. A atividade, realizada na Casa de Cultura, contou com palestras sobre o tema e também com uma visita ao Museu Histórico de Esteio, localizado na própria Casa de Cultura.


O objetivo central a atividade foi qualificar e conscientizar os guardas sobre o patrimônio cultural, já o prédio do Seminário Claretiano, que é considerado patrimônio histórico e cultural de Esteio desde 2000, será sede da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), secretaria a qual a Guarda Municipal é veiculada.


O Seminário Claretiano
A obra de reforma do prédio antigo do Seminário, que abrange 700m² e abrigava a capela e o auditório, visa revitalizar o espaço público, incluindo limpeza e projeto de paisagismo da área em ruínas. A SMSMU deve contar com uma estrutura mais moderna e garantir maior proteção ao espaço, constante alvo de vandalismo. O investimento é de R$ 252 mil e inclui ações pensadas para preservar a memória do local, como uma projeção de luz no chão que possa refletir a fachada original do prédio em ruínas.


A restruturação prevê ainda a construção de um estacionamento no subsolo e a manutenção da capela para o uso da comunidade. Além disso, um estudo será realizado para implantar um espaço para caminhada, um playgroud e uma quadra de esporte, que também poderá ser utilizado para realização de feiras.

Texto: Matheus Alves

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1