20151003 LuizDamasceno BaladaSegura abre
Fotos: Luiz Damasceno
A 12ª blitz da Operação Balada Segura em Esteio foi realizada no último domingo (4), na Rua Roque Gonzales, no Bairro Santo Inácio. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), abordou 69 veículos, 36 a mais do que na ação anterior, e autuou quatro condutores. Dos autuados, um se recusou a realizar o teste do bafômetro, enquanto dois estavam com as carteiras vencidas/cassadas e outro com o licenciamento vencido, tendo o veículo recolhido.

A Balada Segura começou a ser realizada, em Esteio, na noite de 25 de maio de 2012. Até a última sexta-feira, foram 90 ações. Além das blitzes, em 2014 foi lançado o Comitê Municipal da Balada Segura do Município. O grupo é composto por representantes das esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS. O Comitê será responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública.

Outra iniciativa é o acompanhamento do perfil dos motoristas flagrados dirigindo após consumir bebidas alcoólicas. Essa ação é feita com base nos números do banco de dados do Observatório da Segurança e da Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio.

A Operação Balada Segura tem como objetivo fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

 

Blitz domingo (4)

Veículos abordados

69

Veículos autuados

4

Veículos recolhidos

1

CNH recolhidas

1

CRLVs recolhidas

0

Total de autuações

4

Teste de etilômetro realizados

68

Autuados por recusa – Art.165 c/c Art.277

1

Autuados por teste – Art. 165

0

Autuados crime – Art 165 e Art 306

0

Total atuados por teste

0

 

Texto: Pedro de Brito

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1