Os índices de violência em Esteio registraram queda em agosto em relação ao mesmo período de 2010. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT), com informações do Observatório de Segurança Publica do município e da Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostra uma redução de 46% no número de homicídios, 20% no furto de veículos e 44% no roubo de veículos.

Os números são resultado, entre outros fatores, de ações integradas entre a SMASPT e outros órgãos públicos da Prefeitura Municipal com a Brigada Militar e Policia Civil. Aliado a isso existem as atividades realizadas em assistência social, avanços na educação e o aumento do combate à criminalidade.

Um exemplo desta integração destes órgãos é o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que mensalmente realiza ações de fiscalização durante 24 horas no município, envolvendo as forças de polícia até órgãos de saúde, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar.

A redução dos índices demonstra, também, a eficiência do sistema de videomonitoramento do município. As câmeras de vigilância de Esteio já auxiliaram a identificar e prender criminosos, evitar crimes e recuperar veículos roubados. O sistema de vídeo é considerado o mais abrangente do Estado, com mais de uma câmera por quilômetro quadrado.