20150810 CassianoCardoso ProconFiscalizaSuperMercados abre
Fotos: Cassiano Cardoso
Desde a última quarta-feira (5), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Esteio fiscalizou supermercados e atacados do Município. Na tarde desta segunda-feira (10), a diretora do Procon de Esteio, Jaqueline Martino, supervisionou dois estabelecimentos. A ação visa coibir abusos nos valores praticados pelas lojas.

Na atividade, as agentes do órgão verificaram os valores das prateleiras e analisaram as ofertas para ver se condiziam com a realidade do produto, principalmente se o preço dos produtos eram os mesmos quando passados no caixa. A ação também verificou a data de vencimento dos itens. Todos os estabelecimentos vistoriados foram notificados com ofertas que não fechavam com o mesmo valor do sistema. Cada supermercado com problemas apontados tem até 48 horas para fazer os ajustes previstos pelo Procon.

Os supermercados e atacados aceitaram bem as notificações do Procon e os reajustes foram realizados no prazo estipulado. Alguns casos foram solucionados até enquanto o órgão ainda estava no estabelecimento. Foram entregues, também, informativos dando dicas aos gerentes sobre práticas para evitar futuras intimações do Procon.


Saiba mais sobre o Procon
O Procon fica na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102, 3º andar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. A equipe é formada por quatro atendentes, advogado, auxiliar administrativo e diretora. Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), busca garantir a defesa dos direitos do consumidor nos assuntos relativos às relações de consumo, além de receber consultas e denúncias por parte dos cidadãos.


Texto: Cassiano Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1