281113 SMSMU BaladaSegura abre
Foto: SMSMU
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) divulgou, nesta sexta-feira (29), os dados contabilizados nos três anos da Operação Balada Segura de Esteio, completos nesta segunda-feira (25).

 

Neste período, foram realizadas 82 operações e 4.395 veículos foram abordados. Também foram contabilizados 107 veículos recolhidos, 337 carteiras de habilitação recolhidas. Durante o período, foram realizados 4.234 testes de etilômetro (bafômetro). Foram, também, 161 autuações por recusa a fazer o teste e 168 multas por embriaguez. A faixa etária com maior quantidade de autuados é entre 26 e 31 anos.

 

Além das blitze, em 2014 foi lançado o Comitê Municipal da Balada Segura do Município. O grupo é composto por representantes das esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS. O Comitê será responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública.

 

Outra iniciativa é o acompanhamento do perfil dos motoristas flagrados dirigindo após consumir bebidas alcoólicas. Essa ação é feita com base nos números do banco de dados do Observatório da Segurança e da Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio.

 

A Operação Balada Segura tem como objetivo fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

 

Texto: Michelle Oliveira