20150527 AdrianoRosadaRochaThierreCosta DiaDesafio abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Thierre Costa
Nem a chuva intimidou um grupo de idosos que participou, na manhã desta quarta-feira (27), do Dia do Desafio. Cerca de 20 vovôs e vovós compareceram à aula de dança realizada no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, na Vila Olímpica, para ajudar Esteio a derrotar a cidade costarriquenha de Santa Ana.

 

Paralelamente, o ginásio ofereceu uma oficina de escalada. Ângela Donaduzzi, 29 anos, decidiu aventurar-se na atividade. “É o primeiro Dia do Desafio que participo. Só costumo fazer Badminton aqui no ginásio. Jurei que não iria conseguir, devido ao meu peso, mas cheguei até o final do circuito, lá em cima”, comemorou.

 

Um pouco antes, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, um outro grupo de idosos participou da oficina de Tai Chi Chuan, também parte da programação do Dia do Desafio, uma espécie de disputa realizada em diferentes países que coloca duas cidades de porte semelhantes para se enfrentarem. Ganha aquela que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, percentualmente a sua população, para que realizem atividades físicas durante 15 minutos seguidos.

 

As atividades continuam à tarde em diferentes locais. Além das ações organizadas pela Prefeitura, empresas, instituições, escolas e associações podem realizar suas ações. Depois, basta informar o número de participantes para a Secretaria Municipal de Arte e Cultura, que coordena a ação em Esteio. As atividades devem ser realizadas até as 20h30min desta quarta-feira.

 

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.
No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio vem sendo realizado desde 1997. Atualmente, o Estado é o segundo no Brasil com o maior número de participantes. Este ano, todos os 497 municípios gaúchos se inscreveram para a disputa.

 

Vitória em 2014

No ano passado, Esteio bateu a cidade de Changuinola, do Panamá, na disputa. Ao todo, 20.496 pessoas participaram das atividades, o que representou 25,41% da população, enquanto o adversário fez apenas 11,14%, de acordo com o Serviço Social do Comércio paulista (Sesc-SP), entidade que coordena o evento no Brasil.


Sobre Santa Ana
Santa Ana é uma cidade de 49,1 mil habitantes, localizada no Vale Central da Costa Rica. De clima seco e temperaturas suaves, fica a apenas 13 quilômetros da capital do país, San José, e concentra importantes centros comerciais e áreas residenciais em seu território de 61,42 km². Em 2014, Santa Ana registrou a participação de 1.150 pessoas no Dia do Desafio, cerca de 2% da população. Atualmente, faz tempo bom em Santa Ana, com 24ºC e sol entre nuvens.

Programação Dia do Desafio*

Praça da Juventude
Avenida Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto

Slackline - 14h
Yoga aérea - 14h
Rugby - 15h
Dança - 16h

Ginásio Municipal Edgar Piccioni
Rua 24 de Agosto, 3079

Oficina de Badminton - 13h30min
Aulão de ginástica/ritmos - 14h30min
Festival de Handebol e Futsal - 15h30min
Atividades de alongamento - 16h30min
Oficina de Badminton - 19h

Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya
Rua Padre Felipe, 900

Atividade com o Grupo Gede - 15h
Aula de Dança - 18h

Centro de Convivência Território de Paz
Rua Orestes Pianta, 206

Ginástica laboral - 13h30min
Dança 3ª idade - 14h
Futsal Feminino - 14h
Futsal Masculino - 15h
Boxe - 17h
Ballet - 18h30min

Rua Coberta*
Rua Garibaldi - Centro
Boxe - 15h

Prefeitura Municipal de Esteio
Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - Centro
Dança Cigana/Atividade com o Grupo Gede/Boxe - 17h

Associação de Moradores Votorantim
Rua Ayrton Senna da Silva, 227 – Três Marias
Ballet - 17h30min

*Sujeito a alteração devido à chuva

 

Texto: Michelle Oliveira

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1