20150508 SMSMU FlagrantePipa abre
Foto: SMSMU
Uma das 49 câmeras de videomonitoramento da cidade flagrou, nesta terça-feira (7), uma pessoa depositando lixo em local irregular na Avenida João Frainer, próximo ao Escola Estadual Jardim Planalto.

 

A Central de Videomonitoramento, localizada na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), imediatamente acionou as viaturas da Guarda Municipal e da Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa). No local da ocorrência, o homem recebeu orientações e teve que recolher os materiais que estava depositando.

 

Nesta quinta-feira (7), as câmeras flagraram mais duas situações semelhantes. No primeiro caso, um homem foi flagrado descartando móveis velhos de uma camioneta, novamente na Av. João Frainer. No segundo caso, um senhor foi pego jogando entulhos na Av. João Paulo I. Em ambos os casos, o morador foi instruído, tendo que recolher o lixo depositado.

 

O sistema de videomonitoramento de Esteio é o mais abrangente do Estado, possuindo uma câmera por quilômetro quadrado funcionando 24 horas por dia. Em dezembro de 2014, foram instalados 15 novos equipamentos no Município que, somados aos 32 já existentes, totalizam 49 câmeras. No ano passado, o videomonitoramento captou 174 flagrantes, auxiliando na prisão de foragidos, identificação de criminosos e recuperação de veículos roubados, entre outros.

 

Quem flagrar alguém jogando entulhos em áreas públicas pode entrar em contato pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelo telefone da Guarda Municipal (153) ou pelo e-mailsmov@esteio.rs.gov.br.

 

 

Texto: Michelle Oliveira