Caracterizando o espirito inovador da Prefeitura de Esteio e objetivando simplificar os processos de registro das Micro e Pequenas Empresas, a partir de 22/04/2015, estará se implantando a REDESIM.

O primeiro passo, para você empreendedor, será de realizar o Estudo de Viabilidade e para tanto deverá acessar o site da JUCERGS (Junta Comercial do Rio Grande do Sul), no link http://portalservicos.jucergs.rs.gov.br/Portal/login.jsp

A consulta de viabilidade é gratuita e constitui em uma pesquisa antecipada do:

1. NOME, que se pretende utilizar para o empreendimento para verificar a existência ou não de nomes empresariais idênticos e;

2. LOCAL, em que será confrontado o endereço pretendido com o cadastro imobiliário (IPTU).

Nesta primeira etapa estaremos priorizando os empreendimentos a serem cadastrados como Ponto de Referência (significa que no local pretendido para se abrir o empreendimento é tão somente para fins de correspondência, não havendo comércio, depósito, escritório ou qualquer outro tipo de atividade localizada. É Proibido exercer atividade no local.).

A análise do nome será realizada pela JUCERGS e do local pela SMEDS (Secretaria Municipal de Economia e Desenvolvimento Sustentável). 

Ao receber a análise de viabilidade poderá receber as seguintes respostas:

1. DEFERIDO, informando os documentos necessários para dar prosseguimento no processo de registro da empresa;

2. INDEFERIDO, informando o seu motivo;

3. EM ESTUDO, o que significa que deverá vir até a Prefeitura para regularizar pendências antes de dar prosseguimento no processo.

ATEÇÃO: Abaixo alguns motivos para indeferimento:

1. Divergência do cadastro imobiliário;

2. Endereços incompletos;

3. Complementos estranhos ao cadastro;

4. Realização de atividades idênticas em endereços onde consta empresa já licenciadas anteriormente.

Somos o primeiro município do Estado do RS a implantar a REDESIM e para tanto contamos com o seu apoio. Em caso de alguma dúvida, não hesite em nos procurar.

Esteio, uma cidade mais humana!

 

Arquivos referentes ao Alvará: