20150224 CassianoCardoso SimuladoIncendioJoaoXXIII abre
Foto: Cassiano Cardoso
Na manhã desta terça-feira (24), os alunos do terceiro ao quinto ano do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) João XXIII receberam o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal para a realização de simulação de incêndio.

Antes da atividade, o coordenador da Defesa Civil de Esteio, Luiz Carlos Bastos Terra, realizou uma palestra sobre os riscos dos acidentes domésticos, alagamentos e uma pequena aula de primeiros socorros. Depois, Terra explicou aos alunos como seria realizada a tarefa dos bombeiros e como eles teriam de reagir em caso de um eventual incêndio.

Na ação, a Defesa Civil ateou fogo em dois tonéis com gasolina e folhas secas e a diretora do CMEB, Cristina Bortolini, tocou a sirene de emergência da escola. Em menos de três minutos, o Corpo de Bombeiros já estava no local para apagar o fogo. Enquanto isso, os alunos saíam no corredor lateral das salas em direção à saída dos fundos da escola. Os focos logo foram apagados em meio a palmas e gritos eufóricos dos alunos.

“A conscientização é importante para que os alunos saibam os cuidados que se deve ter nessas situações de risco. Com a devida orientação, tudo fica mais fácil.” destacou a diretora, ressaltando a importância da capacitação realizada pela Defesa Civil.

O simulado realizado no CMEB João XXIII foi a primeira ação do ano, organizada pela Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Esteio. A atividade está sendo realizada em todos os CMEBs de Esteio e também em escolas estaduais na cidade.

Texto: Cassiano Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1