20141114 EduardoBarattoLeonardi RondaEscolar 03
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
Em 2014, o sistema de Registro Online de Violência nas Escolas (Rove), realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), recebeu 648 ocorrências, primeiro ano de atuação do sistema. O alto número de registros resultou na implementação de 15 ações de prevenção a violência nas escolas, como escolinha de trânsito, agentes de trânsito mirins, ronda escolar e a Conferência Municipal de Segurança Escolar.

 

Os números de violência escolar tiveram uma diminuição de 70,8% entre os meses de junho e outubro. Os dados inseridos no Rove são analisados pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). A partir dos gráficos e informações gerados nos sistemas, é possível obter um diagnóstico da situação de cada escola e definir ações necessárias.

 

O Rove é uma ferramenta usada pelas escolas municipais no combate à violência no ambiente escolar. Após um período de capacitação para uso do sistema, todas escolas municipais de educação infantil e centros municipais de educação básica iniciaram a inserir dados no software, efetivamente, em maio. Ele permite identificar as situações causadoras de conflito nas instituições de ensino e planejar soluções.