Em 2014, os acidentes de trânsito em Esteio tiveram redução de 6,98% em comparação ao ano de 2013, caindo de 888 ocorrências para 826 registros.

Comparando apenas os últimos quadrimestres de cada ano (de setembro a dezembro), quando a Fiscalização de Trânsito passou a operar com o Radar Móvel na cidade em 2014, a queda no número de ocorrências foi de 12% (de 304 ocorrências para 267).

Os números foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU).

Radar Móvel continua a operar
O Radar Móvel voltou a operar normalmente no dia 5 de janeiro. Desde o que foi implantado, no final de agosto de 2014, autuou mais de 2,2 mil condutores no Município. Contando o período em que o equipamento operou de forma educativa e sem caráter punitivo, o número de infrações chega a quase 3,4 mil.

Para o titular SMSMU, Arno Leonhardt, o uso do radar, aliado a campanhas de conscientização, foi o principal fator para a queda do número de acidentes em Esteio. “Considero a Implantação do Radar Móvel positiva, uma vez que foi possível reduzir o número de acidentes na cidade, sendo que o excesso de velocidade e o desrespeito as normas de trânsito são as principais causas de acidentes”, cita.

A fiscalização com o aparelho é realizada em 10 ruas e avenidas de Esteio: Avenida Presidente Vargas, Rua 24 de Agosto, Avenida Luiz Pasteur, Avenida Padre Claret, Avenida Dom Pedro, Rua Padre Felipe, Rua Rio Grande, Avenida Senhor Salgado Filho, Rua Bento Gonçalves e Rua Soledade.

A escolha das vias se deu a partir de um relatório elaborado pela SMSMU que apontou as ruas e avenidas com o maior número de acidentes no ano de 2013, considerando os casos de danos materiais e lesões corporais.