20140919 DjalmaCorreaPacheco EscolinhaTransitoSemanaFarrapa abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
A Semana Farroupilha de Esteio, abriu espaço na tarde desta sexta-feira (19) para a Semana Nacional do Trânsito. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) aproveitou as visitas que escolas de educação infantil de Esteio e cidades vizinhas fazem ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque de Exposições Assis Brasil, para educar os pequenos alunos.

Em uma espécie tabuleiro, grande e colorido, com dimensões de 10mx10m que simula uma região urbana, com placas de sinalização, semáforos e faixas de segurança, as crianças com até seis anos tiveram noções da importância do respeito às regras no trânsito. Enquanto algumas simulavam os pedestres, outras, em bicicletas, faziam o papel dos veículos. Todas muito atentas às placas. Orientadas pelos profissionais da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e pelos professores, as crianças aprenderam e se divertiram com o Minicircuito da Escolinha de Trânsito. “Essa atividade é muito importante e complementa o que ensinamos em sala de aula. Ela ajuda a colocar em prática, de forma melhor, o que eles aprendem nas escolas. É muito útil para o aluno, que desde os três anos já consegue aprender”, comentou a professora Carina Trindade Moreira, da Escola de Educação Infantil Criar, de Sapucaia do Sul.

Ao lado, outro grande tabuleiro, com o Jogo para o Trânsito, voltado para crianças a partir dos seis anos de idade, também era disputado pelos estudantes. A tarde inteira foi de brincadeira e aprendizado.

As atividades de Esteio da Semana Nacional do Trânsito seguem nesta segunda-feira (22), com a blitz educativa e estrutura da Balada Segura, com o participação dos integrantes do programa Agentes Mirins da Cidadania, que será montada na Praça Irmão Egídio, bem no Centro de Esteio, a partir das 15h. Na terça-feira (22), o Corpo de Bombeiros e o Samu de Esteio farão um simulado de socorro a vítimas de acidente de trânsito, às 15h, na Rua Coberta. Na quarta-feira (24), o Minicircuito da Escolinha de Trânsito será montado no Colégio Coração de Maria, também a partir das 15h. A programação encerra-se na próxima quinta-feira (25), às 9h, quando serão premiados os alunos vencedores do Concurso de Frases com Desenhos, promovido pela SMSMU e que tinha como temas trânsito seguro, respeito ao professor, regras para viver e conviver em paz e a importância de não se misturar álcool e direção.

Já a Semana Farroupilha encerra-se domingo, às 18h, quando será extinta a Chama Crioula e divulgados os vencedores da Mostra Cultural, da qual participam as agremiações que montaram seus galpões no Parque Assis Brasil.

Atendimento às escolas
As escolas de Esteio que desejarem montar o Minicircuito da Escolinha de Trânsito para os alunos com até seis de idade podem fazer o pedido junto a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMSMU. O telefone para contato é 3433-8180 (Das 12h30min às 18h).


Programação de Esteio da Semana Nacional do Trânsito
Segunda-feira (22), às 15h
Blitz educativa e estrutura da Balada Segura, com os Agentes Mirins da Cidadania
Local: Praça Irmão Egídio

Terça-feira (23), às 15h
Simulação de acidente de trânsito com Bombeiros e Samu
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)

Quarta-feira (24), às 15h
Minicircuito da Escolinha de Trânsito
Local: Colégio Coração de Maria

Quinta-feira (25), às 9h
Entrega da premiação do Concurso de Frases com Desenhos
Apresentação do Rafuagi e da Banda Justina Rock
Local: Casa de Cultura (Rua Padre Felipe, 900 - Centro)


Programação da Semana Farroupilha
Sexta-feira (19)
10h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas
14h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas
14h - Mini-circuito da Escolinha de Trânsito com a presença do Prudêncio
20h - Show com Robson Paines e Grupo
22h - Baile com Conjunto Marca de Campo

Sábado (20)
10h - Roda de chimarrão
12h - Almoço festivo
14h - Desfile de Cavalarianos (saída do Parque Municipal Galvany Guedes)
16h - Apresentação Grupo de Dança Alemã Kunstkraft
17h - Missa Crioula
20h – Lançamento do 1º Esteio da Poesia Gaúcha
Apresentação das invernadas do CTG Chama Nativa
22h - Baile com Conjunto Moda Antiga

Domingo (21)
10h - Roda de chimarrão e Apresentação do Programa Marca da Tradição Gaúcha e Mescla Latina transmitido ao vivo pela Rádio Tradição
12h - Almoço festivo
15h - Show com Família Cirne
18h - Extinção da Chama Crioula

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1