20140829 JoaneGarcia CapacitacaoAlunoCidadao abre
Fotos: Joane Garcia
Educadores da rede municipal pública de ensino de Esteio acompanharam, nesta sexta-feira (29), a segunda capacitação do programa Aluno Cidadão, em Porto Alegre. A Prefeitura Municipal aderiu ao projeto, que tem como objetivo estimular atitudes e comportamentos de cidadania através da valorização da vida, solidariedade e obediência às regras de trânsito.

 

Os secretários municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Arno Leonhardt, e de Educação e Esporte, Carla Escosteguy, e o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, tenente-coronel Egon Marques Kvietinski (criador e coordenador do projeto), participaram da abertura da atividade, que teve uma apresentação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, de Porto Alegre, beneficiados pelo projeto. A formação teve como foco temas relacionados a trânsito, saúde e meio ambiente e visa capacitar os professores para que eles possam repassar as informações do projeto junto a seus alunos.

 

Por meio da educação, o Aluno Cidadão busca uma forma de fazer segurança através da prevenção e tem como público-alvo os estudantes matriculados na educação infantil e fundamental de escolas públicas estaduais, municipais e particulares. A duração do programa é de 90 horas, e podem ser desenvolvidas tanto atividades de classe, em turno regular, ou extraclasse, em turno oposto.

 

Dividido em três eixos, aborda, além dos temas trabalhados na capacitação desta sexta-feira, assuntos como direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, enfrentamento à drogadição, cidadania, civismo e enfrentamento à violência. Também são oferecidas oficinas sobre cidadania e civismo, direção defensiva e conhecimento das regras de circulação de trânsito para a comunidade em geral, pais, professores, vizinhos, amigos da escola e transportadores de escolares.

 

O programa envolve a Brigada Militar, as secretarias de Educação e Segurança, tanto do Estado quanto dos municípios onde o projeto já foi adotado (Porto Alegre, Vacaria, Esteio, Alegrete e Nova Santa Rita), dentro do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Rio Grande do Sul (RS na Paz). Em Esteio, está em desenvolvimento graças à parceria existente entre as entidades que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), como as forças de segurança (Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal) e órgãos da Prefeitura (secretarias municipais, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar).

 

gallery1 gallery1 gallery1