A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Esteio (GGI-M), realizada nesta terça-feira (26), apresentou os primeiros números do Observatório da Segurança Pública do município. Durante o encontro, foram destacadas as reduções nos indicadores de homicídios, roubos e furtos na cidade no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. “A melhoria nestes números colaboram para Esteio estar em segundo lugar no Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico) no Estado. Este resultado é fruto do conjunto do trabalho de todos os envolvidos no GGI-M”, destacou o prefeito municipal em exercício, Fladimir Costella.

Entre 1º de janeiro e 31 de junho deste ano, foram registradas redução de 73% no número de homicídios em relação ao ano anterior, uma redução de 11 para três casos. Além disso, no mesmo período, foram registradas queda de 46% no total de roubo de veículos, 21% no furto de veículos, 16% em roubos e 1% em furtos. 

Entre os motivos para esta queda, está a entrada em operação do sistema de videomonitoramento em Esteio. Com uma câmera por quilômetro quadrado, a cidade tem a maior rede de vigilância por vídeo do Estado. Outra causa é a realização, desde 2009, de ações de assistência social, capacitação para o mercado de trabalho, melhorias em saúde e educação realizadas na cidade. 

Além disso, a integração entre órgãos de segurança e da Prefeitura, junto ao trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil na cidade colaboram para a redução. Um exemplo é a ação conjunta do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Esteio, que mensalmente realiza ações de fiscalização durante 24 horas no município, envolvendo desde as forças de polícia até órgãos de saúde, vigilância sanitária e conselho tutelar.

A maior presença de controle nas ruas resultou em crescimento nas apreensões de drogas no município. Foi registrado um aumento de 138% no número de ocorrências de tráfico de entorpecentes (de oito em 2010 para 19 em 2011) e de 350% nas de posse (de 28 no ano passado para 126 neste ano). 

O Observatório da Segurança Pública de Esteio é uma ferramenta para ampliar a prevenção e o combate à violência no município. O projeto será desenvolvido em três etapas. Na primeira, acontecerá a coleta de dados existentes nas secretarias municipais e órgãos de segurança pública, como a Brigada Militar. Em seguida, será atualizada a pesquisa sobre a sensação de segurança nas comunidades. A partir desses dados, será feito um diagnóstico da criminalidade em Esteio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo os números de ocorrências de violência no primeiro semestre em Esteio

 

Crime

1º sem. 2010

1º sem. 2011

Variação

Homicídios

11

3

redução de 73%

Roubo de veículos

79

43

redução de 46%

Furto de veículos

107

84

redução de 21%

Roubos

497

415

redução de 16%

Furtos

886

880

redução de 1%

Flagrantes de tráfico de entorpecentes

8

19

aumento de 138%

Flagrantes de posse de entorpecentes

28

126

aumento de 350%