20140627 AdrianoRosadaRocha LancamentoBaladaSegura abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Antes do início da final da X Copa dos Campeões de Futsal de Esteio, na sexta-feira (27), o público presente ao Ginásio Municipal Edgar Piccioni teve a oportunidade de conhecer a nova campanha de divulgação da Operação Balada Segura no Município. Além da distribuição de materiais impressos na entrada do ginásio, foram apresentados o vídeo e a música, cantada pelo grupo Rafuagi, que fazem parte da nova ação de publicidade da operação.

 

A nova campanha tem foco na conscientização dos motoristas e educação no trânsito. A ideia é utilizar o vídeo nas aulas teóricas de habilitação nos centros de formação de condutores (CFCs) do Município e colocar a música em rádios da região.

 

Esteio completou, no dia 25 de maio, dois anos de realização da Operação Balada Segura. A redução de 41% no número de acidentes de trânsito entre 19h e 7h (horário de realização da operação) é um dos destaques da ação no Município. Entre 1° de maio de 2011 e 30 de abril de 2012, foram registradas 233 ocorrências. O número de casos caiu para 138 entre 1° de maio de 2013 e 30 de abril de 2014.

 

Além das blitze, neste ano foi lançado o Comitê Municipal da Balada Segura do Município. O grupo é composto por representantes das esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS. O Comitê será responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública.

 

Outra iniciativa é o acompanhamento do perfil dos motoristas flagrados dirigindo após consumir bebidas alcoólicas. Essa ação é feita com base nos números do banco de dados do Observatório da Segurança e da Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio.

 

A Operação Balada Segura tem como objetivo fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1