20140527 CamilaSorgetz ReuniaoGGIM abre
Fotos: Camila Sorgetz
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) reuniu-se, nesta terça-feira (27), na Casa dos Conselhos, para apresentar os resultados da Operação Balada Segura em Esteio. A ação completou dois anos no dia 25 de maio e apontou a redução de 41% no número de acidentes de trânsito entre 19h e 7h (horário de realização da operação).

Desde o início do Balada Segura, foram promovidas 70 blitze na cidade, com a abordagem a 3.750 veículos. Foram autuados 238 condutores por teste de etilômetro (bafômetro) ou pela recusa a fazer o teste. Também foram emitidas 437 autuações, além do recolhimento de 88 veículos por irregularidades e de 283 carteiras nacional de habilitação.

Os números fazem parte do banco de dados do Observatório da Segurança e da Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio. Com estas informações, está sendo feito o acompanhamento do perfil dos motoristas flagrados dirigindo após consumir bebidas alcoólicas.

Durante o encontro, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, assinou o termo de convênio do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consepro) e a Prefeitura Municipal, que prevê o repasse de R$ 40 mil para a Brigada Militar, aprovado pela Câmara de Vereadores.

"Agradeço aos presentes, que contribuem para refletir a cidade que queremos. Não somos uma cidade violenta, temos muitas carências, mas não medimos esforços para dar apoio à segurança pública. Parcerias otimizam o trabalho e buscam soluções para os problemas. Essa parceria com o Consepro agiliza nossas conquistas. As operações integradas potencializa o trabalho", elogiou Gilmar.

Outra pauta da reunião foi pré-lançamento de uma campanha em parceria com o grupo de hip hop Rafuagi, que prevê intensificar a educação e consciência no trânsito.

Esteio tem Comitê Municipal da Balada Segura


Outra importante ação dos dois anos de Balada Segura em Esteio foi a instituição, em 31 de março, do Comitê Municipal da Operação. Composto por representantes de todas as esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS, o órgão é responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública.

A Operação Balada Segura tem como objetivo fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

gallery1 gallery1 gallery1