20140331 AdrianoRosadaRocha AssinaturaComiteBaladaSegura abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O Comitê Municipal da Operação Balada Segura em Esteio foi instituído na tarde desta segunda-feira (31). Composto por representantes de todas as esferas do governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada e credenciados do Detran/RS, o órgão é responsável pela criação e execução de ações paralelas às operações de fiscalização, buscando potencializar os resultados dessa política pública.

O decreto foi assinado pelo prefeito esteiense, Gilmar Rinaldi, em evento realizado em frente ao prédio da Administração Municipal. “Precisamos mudar a cultura de motoristas que transformam seus carros em arma, para poder circular de forma tranquila e segura pelas ruas de nossa cidade. Uma ação como a Operação Balada Segura vai, tenho certeza, levar Esteio a ser um exemplo em ações para o trânsito e salvar vidas”, afirmou Gilmar.

O diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, também participou do ato e comentou a importância do comitê. “É uma forma de circulação de ideias livres, com os integrantes buscando soluções para a melhor atuação da Balada Segura. Além disso, assim como o Município se ajusta à Operação, a Operação se adapta ao Município, seus contextos culturais e históricos, indo além do controle de álcool e direção”, apontou.

A Operação Balada Segura em Esteio será tema de campanha publicitária em breve na cidade. O lema da ação é “Consciência e atitude por uma nova cultura”.

Também participaram da assinatura o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, o comandante do 34 BPM de Esteio, Major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leonardo Dahmer.

Desde maio de 2012, Esteio participa da Operação Balada Segura. Até o final de 2013, foram realizadas 65 fiscalizações no Município, com a abordagem a 3.379 veículos. Foram realizados 3.267 testes de etilômetro (bafômetro) com motoristas, dos quais 117 apontaram consumo de álcool pelos condutores, além de 112 autuações por recusa a fazer o teste. Outras 450 multas foram emitidas por diferentes infrações no trânsito. A redução na cidade no número de acidentes no trânsito no horário entre 19h e 7h, depois do início das operações, foi de 18%.

O Balada Segura vai continuar em 2014 para fiscalizar e promover educação de trânsito para, principalmente, reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados. A ação é realizada de forma conjunta entre agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1