Foto: Adriano Rosa da Rocha
Foto: Adriano Rosa da Rocha
O sistema de videomonitoramento de Esteio, considerado o maior do Estado em câmeras por quilômetro quadrado, está sendo ampliado. A Prefeitura está dando sequência ao trabalho de instalação dos novos equipamentos. Ao todo, são 15 novas câmeras espalhadas em 14 ruas e avenidas do Município, sendo duas na Avenida Presidente Vargas. Até o momento, quatro esquinas já receberam os novos equipamentos: Bento Gonçalves com a Avenida Dom Pedro, Avenida Salgado Filho com Rua Rio Grande, Rua Maurício Cardoso com Rua Comandante Kraemer e na Avenida Presidente Vargas, próximo ao limite com Canoas.

Depois de finalizadas as instalações, serão 47 câmeras em vias da cidade, integrando-se ao  sistema de vigilância que teve início em 2010 e é considerado o mais abrangente do Estado. Esteio terá quase duas câmeras para cada quilômetro quadrado – média de 1,7 equipamento por quilômetro quadrado. Além destas, em 2012, mais 16 câmeras foram instaladas em prédios públicos esteienses (como escolas e postos de saúde). 

As imagens já auxiliaram na prisão de foragidos, identificação de criminosos, recuperação de veículos roubados, entre outros casos. O monitoramento funciona junto a sede de Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, no Parque Galvany Guedes.

 

Vias que receberão as novas câmeras

Av. Presidente Vargas 3898 e 980

Rua Rio Grande, 2500

Rua Dona Isabel, 1500

Rua Bento Gonçalves, 650

Rua 24 de Agosto, 3023

Rua Novo Hamburgo com Rua Santana

Av. Lindolfo Collor, 430

Rua Guarani, 450

Av. Celina Kroef, 500

Rua Milton Campos, 10

Rua Júlio de Castilhos, 150

Rua São Borja, 20

Rua Maurício Cardoso, 900

Rua Liberato Salzano, 300