b_200_133_16777215_00_images_Fotos_2013_12dezembro2013_031213_SMSMU_FurtoPapaiNoel_abre.jpgGraças a uma câmera de videomonitoramento de Esteio, instalada na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Garibaldi (Rua Coberta), bem no Centro da cidade, o Papai Noel escapou de um sufoco na manhã desta terça-feira (3). Por volta de 6h, um homem, já “conhecido” pelo uso de drogas, furtou o gorro e o saco de presentes de um boneco do Bom Velhinho, que faz parte da decoração de Natal da cidade.

As imagens mostram o rapaz retirando os acessórios do tradicional personagem natalino. Ele tentou também retirar as roupas do Velho Noel, mas acabou desistindo. Agentes, na Central de Videomonitoramento localizada no outro lado da cidade, no Parque Galvany Guedes, acompanharam a ação e avisaram os guardas municipais que estavam no Centro. Quando o homem estava na esquina da Rua Ferroviários com a Avenida Presidente Vargas foi detido pelos servidores da Prefeitura. Ele foi levado para a delegacia de Polícia de Esteio. O Papai Noel, apesar do susto, passa bem.

Seguidamente, as câmeras de videomonitoramento de Esteio impedem crimes. No último dia 27, dois rapazes foram flagrados tentando invadir a agência do Banco do Brasil, na Rua Padre Felipe. A Brigada Militar foi acionada e os assaltantes, detidos.

Esteio já tem 32 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O sistema teve início em novembro de 2010, sendo considerado um dos mais abrangentes do Estado por ter, em média, uma câmera por quilômetro quadrado. As imagens já auxiliaram na prisão de foragidos, identificação de criminosos, recuperação de veículos roubados, flagrantes de descarte de entulhos em áreas irregulares, entre outros casos. Em 2012, mais 16 câmeras foram instaladas em prédios públicos esteienses (como escolas e postos de saúde). O sistema está sendo ampliado. No final de julho, o prefeito municipal, Gilmar Rinaldi, assinou a ordem de instalação de 15 novas câmeras de videomonitoramento, que deve ser concluída até o final do ano.

 

Clique aqui para assistir o vídeo do furto do Papai Noel

Clique aqui para assistir o vídeo da tentativa de furto do Banco do Brasil

 

{joomplucat:259 columns=3}