Foto: Kleyton Fantin
Foto: Kleyton Fantin
Na próxima quinta-feira (31), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) promoverá um curso de capacitação para os condutores de carroças da cidade. O treinamento será realizado na Escola Maria Sirley Vargas Ferraz (Rua Orestes Pianta, 204), das 14h às 18h.

Essa iniciativa visa passar aos condutores conhecimentos sobre normas de trânsito e cuidados com o meio ambiente, para aprimorar a condução das carroças. O curso terá a duração de quatro horas.
 
Emplacamento de carroças

Até a próxima quarta-feira (30), os carroceiros poderão fazer, gratuitamente, sua regularização como condutor e o emplacamento de sua carroça. A ação está sendo realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto).
  
A partir do dia 1º de novembro, quem não tiver emplacado a carroça deverá pagar cerca de R$ 10, referente à placa, lacre e placa refletiva. Já quem for flagrado sem registro, estará sujeito a multa e a apreensão do veículo.

O objetivo com a lei, que prevê multas para o carroceiro que jogar entulhos em vias públicas ou terrenos baldios e disciplina a atividades, inclusive no que diz respeito ao cuidado com os cavalos, é chamar a categoria para ajudar na limpeza da cidade, oportunizar trabalhos de educação e conscientização e possibilitar a fiscalização.

Quem for flagrado sem registro estará sujeito a multas, que variam de 5 UFRMs a 150 UFRMs, e a apreensão do “veículo”. A carroça ficará no pátio da SMSMU e a diária terá o valor de 2 UFRMs. O animal não será apreendido e ficará sob a responsabilidade do proprietário. O carroceiro poderá ser preso se a conduta praticada constituir qualquer crime, especialmente no caso de crime ambiental.