Foto: Adriano Rosa da Rocha
Foto: Adriano Rosa da Rocha
O coordenador do projeto RS na Paz, Carlos Sant'Ana, e a assessora técnica Tatiana Bastos trouxeram ao prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, a proposta de implantação do projeto Delegacia Cidadã no Município. A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (1º), no Salão Nobre da Prefeitura esteiense. 

 

A iniciativa prevê a estruturação de um núcleo de acolhimento nas delegacias de Polícia Civil composto por supervisores e estagiários de Direito, Psicologia e Serviço Social. Serve de complemento ao atendimento policial, para demandas que ultrapassem a natureza criminal, abrindo um espaço para o desabafo da vítima e, caso seja necessário, encaminhamento para rede de atenção social do Município. Os equipamentos para a sala estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado e a equipe seria contratada pela Prefeitura Municipal, após assinatura de termo de cooperação técnica.

 

O serviço de acolhimento em delegacias já é realizado em São Leopoldo e outros municípios gaúchos que, como Esteio, têm Territórios de Paz instalados pelo RS na Paz, o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania. A iniciativa integra o trabalho de 13 secretarias estaduais, Banrisul e CEEE para prevenção e gestão da segurança, em parceria com órgãos da Prefeitura Municipal. 

 

Também participaram do encontro o comandante do 34º Batalhão da Brigada Militar (BM) de Esteio, major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, e os delegados da Polícia Civil do Município, Leonel Baldasso, e do Posto de Atendimento à Mulher de Esteio, Marina Ver Goltz.