O cruzamento da Avenida Padre Claret com a Rua Pelotas em Esteio tem, agora, quatro semáforos para organizar o trânsito. Os equipamentos foram instalados durante a tarde da segunda-feira (13). As sinaleiras, antes localizadas na Av. Presidente Vargas, foram retiradas e reformadas, com a substituição das lâmpadas incandescentes por outras de LED. “A vantagem do LED é que ele dura mais tempo, tem garantia de dois anos e permite uma economia de energia de até 70%”, destaca o Secretário de Ações de Segurança Pública e Trânsito de Esteio, Arno Leonhardt.

Enquanto lâmpadas incandescentes tem vida útil de mil horas e as fluorescentes chegam a 7,5 mil horas, o LED pode durar até 50 mil horas. Conforme o secretário, já existe material disponível para modernizar outros semáforos da cidade. A substituição das luzes acontecerá com o andamento da reforma dos equipamentos.

Está prevista, ainda, para o segundo semestre, a instalação de nova sinaleira na esquina da Avenida Dom Pedro com a Rua Rio Grande. “Este será um local que terá grande movimento de veículos com a construção da Beira Arroio e o novo condomínio construído na região. Além disso, houve uma grande incidência de acidentes naquele local em 2010”, explica Arno.