Foto: Kleyton Fantin
Foto: Kleyton Fantin
A partir desta terça-feira (15), o transporte coletivo de Esteio passou a contar com bilhetagem eletrônica. Usuários das autolotações do Município já podem fazer uso do cartão TEU nos ônibus que circulam pela cidade.

Idosos entre 60 e 65 anos e pessoas com deficiência, os quais possuem direito ao passe livre, precisam trocar suas atuais carteirinhas pelo TEU até 30 de abril. Como o cartão fica pronto em 15 dias, é preciso fazer o pedido até o dia 15 de abril para não correr o risco de perder o benefício.

Para fazer o recadastramento e o cartão, o usuário com direito a gratuidade deve ir até a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), na Av. Porto Alegre, 505, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, levando os documentos necessários (veja a lista abaixo). O usuário poderá fazer a retirada no mesmo local 15 dias após o pedido. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da SMSMU, 3459-6326 (ramal 30).

Empresas e usuários já podem solicitar cartões de vale-transporte e passe antecipado

Empresas e órgãos públicos já podem adquirir o cartão TEU vale-transporte para funcionários que utilizam o transporte coletivo esteiense. As solicitações podem ser feitas pela Internet, no site www.teubilhete.com.br, que também oferece a possibilidade de recargas online.
 
Já os usuários individuais podem solicitar o cartão de passe antecipado nos postos de venda do TEU. Em Esteio, o passe pode ser feito na Real Rodovias (Av. Presidente Vargas, 344), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h10min às 18h.
 
Para mais informações, o TEU possui um Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone (51) 3214-0404.
 
A confecção dos cartões para estudantes ainda será definida pelas empresas.

Documentos para fazer o cartão TEU para passe livre
Idosos

Ter entre 60 e 65 anos (acima de 65 anos, basta apresentar a carteira de identidade ao motorista)
Comprovante de renda (até dois salários mínimos) do INSS (aposentados ou pensionistas) ou da empresa onde trabalha; caso não tenha renda comprovada, deverá comparecer à secretaria com duas testemunhas com CPF
Xerox da Carteira de Identidade
Xerox de comprovante de residência em Esteio (conta de luz, água ou telefone)
Não precisa levar foto, que será feita no local, na hora
 
Pessoas com deficiência
Atestado médico da rede pública de saúde com Classificação Internacional de Doenças (CID), com a informação de necessidade de acompanhante ou não
Assinar declaração afirmando não ser proprietário de veículo automotor, com a presença obrigatória de duas testemunhas
Comprovante de renda (até um salário mínimo e meio); caso não tenha renda comprovada, deverá comparecer a SMASPT com duas testemunhas com CPF
Xerox da Carteira de Identidade
Xerox de comprovante de residência em Esteio (conta de luz, água ou telefone)
Não precisa levar foto, que será feita no local, na hora