Foto: Kleyton Fantin
Foto: Kleyton Fantin
A população de Esteio vai entrar em 2013 com novas autolotações circulando pela cidade. A apresentação dos veículos será feita nesta quinta-feira (27), às 17h, em frente à Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150). A cerimônia terá a assinatura da ordem de início da prestação de serviços pelos novos permissionários, que começarão a operar a partir da sexta-feira (28), e a realização de um desfile com os novos ônibus pelas ruas do Centro do Município.

 

Foram adquiridos 30 veículos pelas empresas que atuarão no novo consórcio de transporte coletivo esteiense, o Transporte Esteio Urbano (TEU). Todas as linhas estarão com lotações zero quilômetro, com capacidade para um número maior de passageiros, ar-condicionado, câmeras de segurança e adaptados para pessoas com deficiência. Outro item importante dos novos carros é a bilhetagem eletrônica, cuja regulamentação será assinada também no evento desta quinta-feira. O sistema que será utilizado em Esteio ainda será definido.

 

A nova frota terá motores movidos à diesel S50, em atendimento à atual resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Este tipo de combustível reduz a quantidade de partículas nocivas emitidas na atmosfera, principalmente enxofre, e ainda beneficia a mecânica do veículo.

 

As empresas que ficarão responsáveis pelas sete linhas de transporte coletivo no Município por um prazo de 15 anos foram definidas em uma licitação, que ofereceu 24 permissões, divididas em seis lotes. Foram homologadas como vencedoras do processo a Central S/A Transportes Rodoviário e Turismo, a Real Rodovias de Transporte Coletivos S/A, a Stadtbus Transportes Ltda, a Viação Sinoscap Ltda, a Viação Hamburguesa Ltda e a Empresa de Transporte Coletivo Courocap Ltda.