Foto: Adriano Rosa da Rocha
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Foi aberta na tarde desta terça-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito em Esteio, na sede da  Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT), organizadora das ações. Com o tema "Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito – 2011/2020: não exceda a velocidade, preserve a vida", serão realizadas palestras, blitz educativa, simulação de acidente e atividades nas escolas do Município até o dia 28.

 

Nesta quarta-feira (19), está prevista uma simulação de acidente de trânsito, às 15h, em frente a Rua Garibaldi. A atividade terá a participação do Corpo de Bombeiros e SAMU.

 
 
Atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, o Contran definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012. O foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.
 


Programação
19 de setembro
15h - Simulação de acidente de trânsito, com participação do Corpo de Bombeiros e SAMU (Local: Rua Garibaldi - Rua Coberta)
 
24 de setembro
9h30min - Entrega de certificados e medalhas aos vencedores do concurso de redação e desenho do projeto Sinal Verde para a Vida (Local: CMEB Oswaldo Aranha - Rua Rio Grande, 1285)
 
25 de setembro
15h - Blitz educativa do projeto Sinal Verde para a Vida (Local: CMEB Oswaldo Aranha - Rua Rio Grande, 1285)
 
26 de setembro
Manhã - Espaço infantil / Trânsito seguro - Atividades com motocas e bicicletas para alunos da escola For Kids (Rua Garibaldi, 140)
10h - Atividade educativa dos Agentes Mirins da Cidadania do CMEB Clodovino Soares (Local: Na própria escola - Rua Ulisses Pimentel, 610)
15h - Blitz educativa / Projeto de Educação para o Trânsito realizado pela Escola de Educação Infantil For Kids (Rua Garibaldi, 140)
 
28 de setembro
15h - Palestra interativa com adultos e crianças da Vila Nova (Local: Salão Nobre da Prefeitura de Esteio - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)