20210113 DjalmaCorreaPacheco PrefeitoParticipaReuniaoGranpal abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Em reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, defendeu que os municípios filiados à entidade tomem uma decisão conjunta em relação à volta às aulas presenciais para o ano letivo de 2021, com adoção de rígidos protocolos para se evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19). O encontro, que contou com a participação da secretária adjunto de Estado da Educação, Ivana Flores, e de secretários municipais da Educação, foi realizado na tarde desta quarta-feira (13) na sede da Associação, na Capital. A titular da SME esteiense, Tatiana Tanara, também participou da assembleia.

Pascoal ressaltou que é importante o retorno gradual das aulas presenciais, em um formato híbrido, aliado a aulas online. O prefeito esteiense, que também ocupou o cargo de secretário municipal da Educação entre janeiro de 2019 e março de 2020, lembrou que muitos alunos ainda não têm equipamentos ou conexão adequada à internet que possibilitem acesso às atividades remotas, e que estes estudantes devem ser priorizados para as aulas presenciais. “Na rede pública há muita heterogeneidade, com alunos que têm condições de aprender com lições a distância, que até conseguiram ser alfabetizados em meio à pandemia, e outros que nem acesso adequado a esses recursos têm. Precisamos traçar estratégias para diminuir essas diferenças e oportunizar um aprendizado mais igualitário a todos”, afirmou.

Atual secretário-geral da Granpal, Pascoal disse ainda que a testagem frequente de alunos, professores e demais funcionários é fundamental e que a entidade deve buscar junto ao Governo do Estado a inclusão de professores, sobretudo aqueles que apresentam comorbidades, no primeiro grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19. O prefeito ainda sugeriu que a Associação coloque EPIs e outros equipamentos necessários ao combate à pandemia dentro de futuras licitações conjunta entre os municípios, facilitando a aquisição destes produtos, me que se mantenha um fórum permanente com representantes de todos os municípios para analisar os acertos das medidas a serem adotadas e apresentação de ajustes necessários.

Na reunião, coordenada pelo prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, também foi apresentado o status de processos licitatórios da entidade para a compra de material escolar, merenda e tênis, que serão compartilhados por municípios associados. Convidada para o encontro, Ivana Flores apresentou as ações que a Secretaria Estadual de Educação tomou para enfrentar a pandemia e o que deve ser feito neste ano para garantir a volta às aulas dos estudantes da rede estadual.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1