Fotos: Djalma Corrêa Pacheco |
Pascoal ressaltou que é importante o retorno gradual das aulas presenciais, em um formato híbrido, aliado a aulas online. O prefeito esteiense, que também ocupou o cargo de secretário municipal da Educação entre janeiro de 2019 e março de 2020, lembrou que muitos alunos ainda não têm equipamentos ou conexão adequada à internet que possibilitem acesso às atividades remotas, e que estes estudantes devem ser priorizados para as aulas presenciais. “Na rede pública há muita heterogeneidade, com alunos que têm condições de aprender com lições a distância, que até conseguiram ser alfabetizados em meio à pandemia, e outros que nem acesso adequado a esses recursos têm. Precisamos traçar estratégias para diminuir essas diferenças e oportunizar um aprendizado mais igualitário a todos”, afirmou.
Atual secretário-geral da Granpal, Pascoal disse ainda que a testagem frequente de alunos, professores e demais funcionários é fundamental e que a entidade deve buscar junto ao Governo do Estado a inclusão de professores, sobretudo aqueles que apresentam comorbidades, no primeiro grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19. O prefeito ainda sugeriu que a Associação coloque EPIs e outros equipamentos necessários ao combate à pandemia dentro de futuras licitações conjunta entre os municípios, facilitando a aquisição destes produtos, me que se mantenha um fórum permanente com representantes de todos os municípios para analisar os acertos das medidas a serem adotadas e apresentação de ajustes necessários.
Na reunião, coordenada pelo prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, também foi apresentado o status de processos licitatórios da entidade para a compra de material escolar, merenda e tênis, que serão compartilhados por municípios associados. Convidada para o encontro, Ivana Flores apresentou as ações que a Secretaria Estadual de Educação tomou para enfrentar a pandemia e o que deve ser feito neste ano para garantir a volta às aulas dos estudantes da rede estadual.