20210112 Divulgacao FeevaleTechpark abre
Foto: Divulgação Feevale
A Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale assinam, nesta quarta-feira (13), contrato de implementação da unidade do Feevale Techpark no Município. O ato, que terá a participação do prefeito Leonardo Pascoal e do reitor da instituição, Cleber Prodanov, acontecerá no polo digital da Universidade em Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102), a partir das 11h. A medida visa oportunizar um espaço para o desenvolvimento de negócios na cidade, estimulando novas ideias e a geração de emprego e de renda.

 

Inicialmente, 15 empresas serão pré-incubadas no Feevale Techpark e participarão de capacitações. Serão três ciclos no total, cada um de até cinco projetos de negócios. Além disso, cinco empresas já consolidadas receberão mentoria. A iniciativa esteiense estará integrada às estruturas físicas e de suporte já existentes no Feevale Techpark, onde empresas de base tecnológica desenvolverão novos produtos, serviços ou processos de forma compartilhada.

 

O contrato prevê a realização de atendimentos aos potenciais empreendedores para apoio ao desenvolvimento de startups, fomentando a capacidade empreendedora de soluções inovadoras. Durante a pré-incubação, a universidade auxiliará na elaboração de planos de ação dos empreendedores, possibilitando o desenvolvimento dinâmico e ágil de produtos, serviços e tecnologias, visando à solução de problemas reais encontrados no mercado.

 

O objetivo, segundo o reitor Cleber Prodanov, é contribuir com os empreendedores através de conhecimento especializado, identificando necessidades, orientando e promovendo o avanço das organizações. “Queremos compartilhar conhecimento e pensar em soluções inovadoras, que possam gerar negócios, projetos, serviços e resultados positivos para o município de Esteio”, afirma.

 

O prefeito Leonardo Pascoal observou que outras parcerias já foram estabelecidas entre o Município e a Feevale em diferentes áreas de atuação. “Essa é mais uma medida que adotamos para estimular a inovação e o ambiente favorável para criação e crescimento de negócios em Esteio, novamente contando com o corpo técnico da universidade para o compartilhamento de informações e de conhecimentos. Essa ação com o Feevale Techpark complementa iniciativas realizadas nos últimos anos, como cursos, palestras e outras capacitações, abrindo espaço para que empreendedores possam desenvolver seus projetos em nosso Município”, afirmou.

 

As capacitações para empreendedores utilizarão processos e métodos criativos para a geração de soluções inovadoras. Os processos de suporte do Feevale Techpark, que foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores parques tecnológicos do Brasil, estão de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Com 15 anos, o parque busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre.