20201014 AdrianoRosadaRocha CampanhaVacinacao 002
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Pais ou responsáveis podem aproveitar, neste sábado (17), para colocar em dia vacinas de crianças e adolescentes de Esteio com o Dia D das campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e de multivacinação. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Município estarão abertas (com exceção da UBS Esperança), das 8h às 17h, sem parar ao meio-dia, para aplicação das doses por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Este será o único sábado em que os serviços serão abertos para a vacinação durante a campanha. Por outro lado, não haverá atendimento no drive-thru localizado em frente ao prédio da SMS (Av. Padre Claret, 666), onde as imunizações são dadas, sem que as pessoas desçam dos veículos, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

 

A vacina contra a paralisia infantil é destinada a menores de 5 anos de idade. Já a multivacinação tem como público-alvo menores de 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto ou que não tenham sido vacinados de acordo com o calendário básico de imunizações. Entre as vacinas estão, por exemplo, BCG, hepatite A e B, febre amarela, tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), HPV e meningocócica - inclusive a do tipo ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave), que passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste ano.

 

Além da vacina no drive-thru, a campanha neste ano em Esteio tem outro diferencial. Equipes da SMS estão entrando em contato, a partir dos dados no cadastro da secretaria, com pais ou responsáveis de crianças e adolescentes na faixa etária de vacinação, por telefone ou em visitas às residências, e agendando um horário para eles irem a uma unidade básica de saúde (UBS) receber as vacinas. Essas alternativas foram pensadas pela SMS diante da necessidade identificada de chegar a um número maior de crianças e adolescentes e aumentar a cobertura vacinal no Município, além de evitar aglomerações nas UBSs.

 

Quem preferir, não precisa aguardar a chamada da Secretaria de Saúde para fazer a vacina, basta procurar o drive-thru ou, ainda, as UBSs com sala de vacinação (veja a relação abaixo). A mobilização termina em 30 de outubro. A população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), pois as vacinas oferecidas são de extrema importância para manter as crianças imunes a doenças.

 

Segundo os dados da SMS, na primeira semana das campanhas, iniciadas no último dia 5, foram aplicadas 366 doses da vacina contra a poliomielite (8,8% da meta) e outras 545 crianças e adolescentes buscaram a multivacinação (a atualização dos número será semanal, às sextas-feiras).

 

Dia D - Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação

Quando: sábado (17)

Horário especial durante o Dia D: das 8h às 17h (sem intervalo ao meio-dia)

Público-alvo

Crianças menores de 5 anos (vacinação contra a poliomielite)
Crianças e adolescentes até 15 anos, com a Caderneta de Vacinação desatualizada (multivacinação)

Unidades básicas de saúde abertas no Dia D*

UBS Nickollas Gomes (Centro)
Rua Fernando Ferrari, 948 - Centro

UBS Cruzeiro
Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52 - Vila Cruzeiro

UBS Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel)
Rua Ezequiel Nunes Filho, 79 - Vila Ezequiel

UBS Jardim Planalto
Av. Porto Alegre, 987 - Jardim Planalto

UBS Novo Esteio
Av. Celina Chaves Kroeff, 405 - Novo Esteio

UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret)
Av. João Neves da Fontoura, 347 - Parque Claret

UBS Parque do Sabiá
Rua Águia, 465 - Três Marias

UBS Fátima Gorete Pereira de Oliveira (Pedreira)
Rua José Pedro Silveira, 404 - Vila Pedreira

UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera)
Rua Orestes Pianta, 200 - Parque Primavera (ao lado do Centro de Convivência Território de Paz)

UBS José Mario de Carvalho (Tamandaré)
Rua Vila Lobos, 1023 – Tamandaré

UBS Votorantim
Rua Ayrton Senna da Silva, 229 – Votorantim

 

*a UBS Esperança não terá aplicação de vacinas