20200730 GabrielRodzinski AcaoMoradoresSituacaoRua abre
Fotos: Gabriel Rodzinski
Servidores da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) distribuíram cobertores e alimentos para moradores em situação de rua no início da noite desta quinta-feira (30). Kits com lanches e café, bem como sacos de dormir, foram distribuídos em diferentes pontos de Esteio. A ação, realizadas por técnicos da Abordagem Social, do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), da Casa da Solidariedade e da República Juntos Esteio, teve apoio de agentes da Guada Municipal. Esse tipo de abordagem está previsto no plano de contingência da SMCTE, acionado quando ocorrem baixas temperaturas.

Durante a atividade, a SMCTE não distribuiu roupas. Moradores em situação de rua ou famílias em vulnerabilidade social podem buscar roupas para o inverno, gratuitamente, na Loja Social fixa, que está funcionando junto à Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58, Centro). A distribuição ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Cada morador terá o direito de retirar, no máximo, dez peças. Entretanto, para evitar que integrantes do grupo de risco saiam de casa, uma pessoa pode retirar as roupas para a família, ou seja, poderá retirar 20 artigos, 10 para si e 10 para o idoso, por exemplo. O acesso no local é limitado a uma pessoa por vez (há distribuição de senhas na fila, caso necessário) e o uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool gel.

Os produtos que estão à disposição na Loja Social Fixa são arrecadados na Campanha do Agasalho de Esteio 2020, que iniciou no dia 4 de junho. Quem quiser doar deverá levar as peças, de preferência agasalhos, até sede da SMCTE, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

Para evitar o risco de contágio, é muito importante que as peças sejam entregues embaladas com cuidado em sacolas bem fechadas. Quem doar, receberá uma lembrancinha, feita em crochê, em formato de touca ou cachecol.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1