20200727 AdrianoRosadaRocha LojaSocialMovelPracaJuventude abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Desta segunda (27) até a próxima sexta-feira (31), a Loja Social Móvel da Campanha do Agasalho de Esteio distribuirá roupas, calçados e acessórios em uma das salas do prédio administrativo da Praça da Juventude (Av. João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin, junto ao Parque Galvany Guedes). As peças podem ser retiradas gratuitamente e o atendimento é realizado das 14h às 17h.

 

O atendimento, feito por integrantes da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e do programa Conta Comigo, é limitado a grupos de três pessoas por vez, com distribuição de fichas com horário determinado, de forma a evitar a formação de filas. Cada trio tem dez minutos para selecionar os artigos que desejam levar para casa. O uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool gel.

 

O projeto é um diferencial da mobilização para doação de roupas em Esteio desde 2017. Nesta edição, a iniciativa precisou passar por adequações, como forma de prevenção contra o coronavírus (COVID-19). Nas edições anteriores, a loja permanecia apenas um dia nos bairros. Agora, ela fica ao longo de uma semana, com reabastecimento diário do estoque, para dar mais tempo para a comunidade retirar as peças. Em 2020, os atendimentos já foram promovidos nos bairros Primavera, Três Marias, Olímpica e São Sebastião.

 

A edição na Praça da Juventude é, até o momento, a última prevista para a versão móvel do projeto em 2020. Mas quem necessitar de roupas pode procurar, ainda, a Loja Social Fixa. Localizado na Casa da Solidariedade, Rua Machado Lopes, 58, o espaço também é um ponto para distribuição de peças. Ele está funcionando de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 14 de agosto.

 

Tanto na versão móvel, quanto na fixa, cada morador terá o direito de retirar, no máximo, dez peças da Loja Social. Entretanto, para evitar que integrantes do grupo de risco saiam de casa, uma pessoa pode retirar as roupas para a família, ou seja, poderá retirar 20 artigos, 10 para si e 10 para o idoso, por exemplo.

 

Como doar à Campanha do Agasalho

Quem quiser fazer doações para a Campanha do Agasalho deve entregar sua colaboração, até 14 de agosto, na sede da SMCTE, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. Atualmente, a grande necessidade são roupas masculinas. A organização ressalta, entretanto, que as pessoas observem o estado dos itens que pretendem doar, pois cerca de 30% dos donativos acabam sendo descartados devido às condições em que chegam para a separação.

 

Para evitar o risco de contágio, é muito importante que as peças sejam entregues embaladas com cuidado em sacolas bem fechadas. As peças permanecerão por um período de quarentena na SMCTE. Depois, elas serão sanitizadas, separadas e distribuídas para a Loja Social Fixa e também para a versão móvel do projeto. Quem doar, receberá uma lembrancinha, feita em crochê, em formato de touca ou cachecol.

 

Campanha do Agasalho 2020*

Loja Social Móvel – Jardim Planalto

Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin, junto ao Parque Galvany Guedes)
Quando: até sexta-feira (31), das 14h às 17h

 

Loja Social Fixa

Local: Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58)
Quando: Até 14 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h

*As datas poderão sofrer alterações, que serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal

 

Para fazer doações

Local de coleta: SMCTE (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - prédio da Prefeitura)
Quando: até 14 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h
Importante: Entregar as doações bem embaladas em sacolas fechadas

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1