20200724 EduardoBarattoLeonardi SaidadeAlojamento abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
Seis famílias que viviam em uma área de risco às margens do Arroio Sapucaia na Rua João Francisco Alves, em Esteio, e que estavam abrigadas no Parque de Exposições Assis Brasil, deixaram o alojamento no final da tarde desta sexta-feira (24). A saída foi feita após elas definirem a locação de suas novas moradias, que serão custeadas por aluguel social. Junto a seus pertences, que estavam armazenados no alojamento e também no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, as pessoas foram levadas às residências em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

 

Elas estavam abrigadas no Parque desde 10 de julho, quando a Prefeitura promoveu uma ação de reassentamento de 16 famílias que moravam no final da Rua João Francisco Alves. Naquela ocasião, 10 famílias conseguiram ficar na casa de amigos ou parentes e seis precisaram ser levadas para o alojamento.

 

Os 16 grupos familiares foram incluídos no programa de aluguel social, pago pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, no valor máximo de R$ 700 por mês. Posteriormente, eles serão reassentados em um novo local, projeto que está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) e pela SMCTE.

 

As casas estavam localizadas a poucos metros do Arroio Sapucaia e ficam em uma área de preservação permanente (APP). Isso representava risco para os próprios moradores, uma vez que estavam em um ponto de extravasamento do arroio em dias de fortes chuvas. Foi o que aconteceu, por exemplo, no dia 8 de julho, quando cinco famílias precisaram ser retiradas às pressas por causa da elevação da água.

 

Por ficarem uma APP, ou seja, um espaço que não poderia ter edificações, as moradias foram demolidas pela SMOSU. A ideia da Prefeitura é, no futuro, deixar a área livre para uso como bacia de contenção, com plantio de vegetação para recuperação da margem do arroio.

 

gallery1 gallery1 gallery1