20200629 VitoriaCosta InauguracaoEMEIParqueSabia abre
Fotos: Vitória Costa
A nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque do Sabiá foi entregue à comunidade na manhã desta segunda-feira (29). Com isso, a rede municipal conta agora com 30 unidades educacionais em Esteio. A EMEI Parque do Sabiá, a primeira com ensino bilíngue em Esteio e uma das primeiras do país, conta com cinco salas de aula, refeitório, cozinha, oito sanitários (entre infantis, adultos e acessíveis), um bloco administrativo (para coordenação, sala de professores e secretaria) e uma sala de atividades. A solenidade, realizada no Salão de Artes da escola observando as normas de distanciamento social, contou com a participação de autoridades municipais, representastes do Legislativo, representantes da empresa e equipe diretiva da nova escola.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu a todas as pessoas envolvidas no projeto.“Hoje o nosso sentimento é de gratidão. Um espaço como este só é possível com a união e o esforço de todos. Por isso, não podemos deixar de reconhecer todos que foram peças fundamentais para concretização de mais um bem que ficará para a comunidade”, afirmou. Pascoal ainda ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento social da população. “É esse tipo de entrega e modelo de relação transparente, correta, de respeito mútuo e de colaboração que a gente precisa levar adiante nas demais relação em que há união do poder público e a iniciativa privada. Somente desta forma construiremos juntos um legado positivo para a comunidade”, concluiu.

O projeto, elaborado em conjunto com as secretárias municipais de Educação (SME) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), foi finalizado dia 22 de maio. A partir do investimento de cerca de R$ 280 mil, contrapartida da empresa Vasco Construtora para a realização do Loteamento de mesmo nome da escola, diversas melhorias foram implantadas no prédio que anteriormente era utilizado pela empresa como escritório.

Localizada na Rua Águia, junto ao Loteamento Parque do Sabiá, a escola tem capacidade para atender cerca de 150 alunos e foi totalmente climatizada. Além disso, um diferencial é que EMEI terá 20% das aulas realizadas em Língua Inglesa (exigência para considerar uma escola como bilíngue). A iniciativa é fruto da missão de estudos à Finlândia, realizada em janeiro, quando nove professores da rede municipal esteiense, gestores da SME e Pascoal estiveram no país europeu para participar do programa de intercâmbio Finland Education Experience (Experiência Educacional Finlandesa) na Häme University of Applied Sciences (Hamk).

Com a suspensão das aulas, prorrogadas até o final de julho, apesar da entrega, a escola permanecerá fechada. A decisão faz parte das medidas adotadas pelo município como forma de prevenção a contaminação de coronavírus (COVID-19).

Também fizeram uso da palavra o titular da SME, Wagner dos Santos Chagas, que reafirmou a importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças através das experiências vividas no ambiente escolar, e a vereadora Fernanda Fernandes, representando o Legislativo Municipal, que parabenizou a entrega e frisou o que representa a iniciativa para o desenvolvimento do município. O diretor da Vascocivitas Empreendimentos Imobiliários, Vasco Gilnei Silveira da Rosa, compartilhou a satisfação de fazer parte de um projeto voltado para o bem comum, e o titular da SMDHU parabenizou todos os envolvidos e falou da satisfação ver o fruto do trabalho de todos.
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1