20180824 AdrianoRosadaRocha JuramentoBandeira 009
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Em razão da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus), o Governo Federal estendeu o prazo para o alistamento militar para o dia 30 de setembro. Inicialmente, a data limite era a próxima terça-feira (30).

No ano em que completam 18 anos, brasileiros do sexo masculino devem fazer o alistamento militar. O processo deve feito pela Internet, no site www.alistamento.eb.mil.br. Devem se alistar no Serviço Militar Obrigatório neste ano jovens que tenham nascido em 2002. Após o preenchimento do cadastro, o inscrito poderá acompanhar na própria página o andamento do processo, que pode resultar no encaminhamento à seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar Obrigatório.

Quem não tem acesso à Internet ou tem alguma restrição que o impeça de cumprir o Serviço Militar Obrigatório (veja no site) deverá procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência com CPF, RG e Certidão de Nascimento, originais, além de comprovante de residência (ou declaração assinada) até o dia 28 de junho. Em Esteio, a Junta funciona no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - térreo) e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório. Além de pagar multa, quem não se alistar dentro do prazo não poderá retirar passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro para exercício de qualquer função, inscrever-se em concurso público, entre outras restrições. A regularização da situação também deve ser encaminhada na Junta.

 

Alistamento militar obrigatório
Quem deve se alistar:
Todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos

Período de alistamento:
Até o dia 30 de setembro

Como fazer para se alistar:
Acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e preencher o cadastro. Após, acompanhar no site a situação do alistamento

 

Quem tem dificuldade de acesso à Internet ou restrições para o Serviço Militar:
Ir, pessoalmente, à Junta do Serviço Militar de Esteio até o dia 30 de setembro
Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30min e das 12h30min às 18h
Documentação necessária na Junta Militar: CPF, Certidão de Nascimento e RG, originais, além de comprovante de residência (ou declaração assinada)

Informações:
Página do Alistamento Militar: www.alistamento.eb.mil.br

Junta Militar de Esteio:
Telefone 3433-8147