20200624 AdrianoRosadaRocha NovosLeitosUTISaoCamilo abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A capacidade de atendimento na UTI adulto da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) foi ampliada com a implantação, nesta semana, de seis novos leitos, custeados pela Prefeitura Municipal. O setor contava com oito espaços e, agora, tem 14. Com isso, a taxa de ocupação da UTI adulto caiu de 87,5%, na última sexta-feira (19), para 35,7% nesta quinta-feira (25), com cinco pacientes internados, nenhum deles com diagnóstico de coronavírus (COVID-19).

 

Esse é um dos indicadores levados em consideração pelo Governo do Estado ao definir a classificação das regiões dentro do sistema de Distanciamento Controlado contra a COVID-19. Nesta quinta-feira, será feita a coleta de dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento da rede de saúde e, na sexta, a divulgação das bandeiras preliminares para a semana de 30 de junho a 6 de julho. Caso a região 8, da qual Esteio faz parte, apresente melhorias nos indicadores que permitam avançar da atual bandeira vermelha para a laranja, a partir do sábado já seria possível adotar restrições menos rígidas que as desta semana para o funcionamento do comércio e de serviços.

 

Conforme os dados desta quarta-feira (24), o Hospital São Camilo está com 16 dos 45 leitos dos setores adulto e pediátrico ocupados (35,5%), somados UTI, emergência, internação e retaguarda. Dos 28 respiradores da instituição, quatro estão em utilização, nenhum por paciente com coronavírus.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Esteio registra 191 casos confirmados de COVID-19, com 87 pacientes em recuperação, 98 curados e seis óbitos. Outros 233 casos constam como suspeitos e 2.981 foram descartados, com resultado negativo para coronavírus. Mais de 3,4 mil testes já foram realizados no Município.

 

gallery1 gallery1 gallery1