A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Esteio abre, nesta quinta-feira (29), as inscrições de alunos novos para pré-escola 1 e 2 e para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental na rede municipal pública de ensino. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), para evitar o deslocamento e eventuais aglomerações na secretaria, o processo de solicitação da vaga será feito somente de forma online, através do site do Nina, ferramenta integrada ao sistema Educaweb (usado pela SME para registro do dia-a-dia em sala de aula, notas, etc.), ou pelo aplicativo do programa, disponível para smartphones ou tablets com Android (Google) ou iOS (Apple).

 

A Prefeitura organizou um passo a passo para explicar como funciona o preenchimento online da solicitação. Podem fazer a requisição pais ou responsáveis por crianças a partir dos 4 anos de idade (completos até 31 de março de 2021), moradores de Esteio, seguindo as orientações do edital sobre as inscrições, o qual também aponta a documentação necessária. Famílias que não tiverem acesso à Internet poderão entrar em contato com a SME pelos telefones 3473-0601 ou 3459-4266 para solicitar suporte técnico para realizar o pedido da vaga.

 

O período de inscrições permanecerá aberto até o início do ano letivo de 2021. A concessão das vagas seguirá o critério de proximidade do endereço residencial do aluno (a ordem de chegada da solicitação não é considerada na decisão).

 

A resposta aos pedidos está prevista para ser publicada no site da Prefeitura no dia 25 de janeiro de 2021, juntamente às orientações e procedimentos necessários para efetivar a matrícula, momento no qual os dados informados na inscrição deverão ser comprovados. A SME reforça que, segundo a Constituição Federal, a matrícula de crianças na educação básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.

 

Solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 7 de dezembro

Os pedidos de transferência de alunos que já estão matriculados na rede municipal pública de ensino poderão ser agendadas pelos pais ou responsáveis a partir do dia 7 de dezembro, junto à Central de Vagas da SME, pelos telefones 3473-0601 ou 3459-4266.

 

Inscrições para pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental em Esteio

Edital

Clique aqui para acessar

Público-alvo

Pré-escola 1 - crianças a partir dos 4 anos de idade, completos até 31 de março de 2021
Pré-escola 2 - crianças a partir dos 5 anos de idade, completos até 31 de março de 2021
1º ano do Ensino Fundamental - crianças a partir dos 6 anos de idade, completos até 31 de março de 2021

Prazo

Até o início do ano letivo 2021

Como fazer (somente online)

Passo a passo: clique aqui para acessar

Site do Nina: https://esteio.educaweb.metaway.com.br/nina/login

Aplicativo do Nina: baixe gratuitamente na Google Play (para aparelhos com sistema Android) ou na App Store (para aparelhos com sistema iOS)

Informações

Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação

3473-0601 ou 3459-4266

Transferências de alunos matriculados na rede municipal

A partir de 7 de dezembro, pelos telefones da Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação (3473-0601 ou 3459-4266).